Início Breves

Breves

  1. Näz, premiada, anuncia primavera
  2. Vendas da H&M marcam passo
  3. Começou a corrida aos prémios CFDA
  4. VF compra marca de calçado Altra
  5. Empresas desenvolvem couro de ananás
  6. Prego a fundo nas tendências

1Näz, premiada, anuncia primavera

A marca de moda sustentável apresenta, no próximo dia 22 de março, a coleção primavera-verão 2018 na Fair Bazaar, em Lisboa. Recentemente, a Näz, fundada pela designer Cristiana Costa, foi distinguida com o segundo lugar no prémio Terre de Femmes, atribuído pela Fundação Yves Rocher. O galardão destaca projetos femininos que articulem a defesa ambiental e social ao mesmo tempo que criam emprego. Atualmente, a Näz garante postos de trabalho a três mulheres a tempo inteiro e, com a ajuda de uma campanha de crowdfunding, reuniu 2 mil euros para juntar aos 6 mil que precisava para comprar maquinaria. Agora, com o prémio da Yves Rocher, recebe mais 3 mil euros que vai usar para desenvolver a coleção de inverno com tecidos 100% reciclados. Localizada na Embaixada – Concept Store, no Príncipe Real, a Fair Bazaar agrega e comercializa marcas de moda e lifestyle amigas do ambiente. «Com uma estética minimalista, somos uma marca que procura criar peças confortáveis e que se adaptem ao dia-a-dia das suas clientes, tendo sempre em consciência e objetivo um impacto ambiental mínimo e um impacto social positivo», sublinhou Cristiana Costa sobre os fundamentos da Näz em comunicado.

2Vendas da H&M marcam passo

As vendas do primeiro trimestre da H&M continuam a marcar passo no primeiro trimestre, segundo adiantou o grupo sueco, depois de ter avisado no mês passado que poderia ser prejudicado por ter um nível de stocks acumulados demasiado elevado. Deste modo, no período entre 1 de dezembro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018 a empresa revelou que as vendas, convertidas em coroas suecas, caíram 1,5%, de 53,5 mil milhões de coroas suecas (531 milhões de euros). Até ao final de fevereiro, o grupo operava 4.743 lojas, face aos 4.393 espaços que tinha no período homólogo. No início do ano, a cadeia de lojas de fast fashion identificou três áreas de atuação, tendo com conta os resultados abaixo do esperado que registou em 2017. Entre as medidas em cima da mesa estão um maior investimento na cadeia de aprovisionamento e o lançamento de um website discount denominado Afound. Esta plataforma terá produtos de marcas bem conhecidas, além das que são comercializadas pela H&M e será lançada na Suécia, em paralelo com uma loja em Estocolmo.

3Começou a corrida aos prémios CFDA

O Council of Fashion Designers of America (CFDA) anunciou, na semana passada, os designers e marcas na corrida à edição 2018 dos consagrados CFDA Fashion Awards. Os candidatos (e os homenageados) foram revelados na conta oficial da organização na rede social Instagram, numa campanha exclusivamente digital. Alguns dos anúncios foram filmados no Brooklyn Museum, o local oficial da cerimónia de entrega, que acontece a 4 de junho. Esta é a primeira vez em 37 anos de história que a cerimónia acontece fora de Manhattan. Os nomeados para melhor designer de moda feminina são: Virgil Abloh da Off-White, Gabriela Hearst, Marc Jacobs, Ashley e Mary-Kate Olsen da The Row e Raf Simons da Calvin Klein. Novamente Virgil Abloh da Off-White e Raf Simons da Calvin Klein, seguidos de Thom Browne, Tom Ford e James Jebbia da Supreme concorrem na categoria de melhor designer de moda masculina. Os indicados para melhor designer de acessórios são: Paul Andrew, Stuart Vevers da Coach, Rachel Mansur e Floriana Gavriel da Mansur Gavriel, Irene Neuwirth e Ashley e Mary-Kate Olsen da The Row. A concurso pelo prémio Swarovski para o talento emergente estão Mike Amiri da Amiri, Laura Vassar Brock e Christopher Brock da Brock Collection, Aurora James da Brother Vellies, Kerby Jean-Raymond da Pyer Moss e Sander Lak da Sies Marjan. Nas homenagens, o prémio Swarovski para a mudança é entregue a Diane von Furstenberg, o prémio Geoffrey Beene fica nas mãos de Narciso Rodriguez o prémio fundadores é atribuído a Carolina Herrera, o prémio internacional reconhece Donatella Versace e o prémio Eugenia Sheppard homenageia Edward Enniful.

4VF compra marca de calçado Altra

A americana VF Corp está a fechar a compra da marca de calçado Altra ao grupo Icon Health & Fitness. A marca é vendida em 55 países, contando com mais de 1600 localizações de retalho especializado e uma plataforma de comércio eletrónico. Nos últimos 12 meses, a Altra gerou um volume de negócios de cerca de 50 milhões de dólares (40 milhões de euros). «O segmento do outdoor e da performance é um espaço de crescimento de elevada dimensão, além de ser atraente», afirmou o CEO da VF, Steve Rendle. A operação deverá estar concluída em abril e a entrada da Altra para o portfolio de marcas da VF terá um impacto positivo nas ações do grupo. Com a venda, o grupo Icon poderá focar-se nas suas marcas core, a NordicTrack e a ProForm, assim como noutros negócios associados que explora. No mês passado, a VF anunciou planos para a venda da marca Nautica.

5Empresas desenvolvem couro de ananás

A empresa da área química Stahl fechou uma parceria com a britânica Ananas Anam para rentabilizar e tornar mais sustentável o material Piñatex, obtido a partir de fibra de folhas de ananás. Como parte do acordo firmado entre as duas companhias, a Stahl vai conferir um acabamento, com uma das soluções que possui, ao Piñatex, que está já patenteado. Este material pretende ser uma alternativa natural e sustentável ao couro, tendo em conta que é feito de folhas de ananás, um subproduto da colheita deste fruto tropical. O Piñatex pode ser produzido em massa, o que o torna eficiente no que diz respeito à área têxtil, garantiu a Ananas Anam, que conseguiu o financiamento para aumentar a sua produção do material em abril do ano passado e está a vendê-lo para a indústria da moda e acessórios, bem como para os sectores do mobiliário e automóvel. «A Stahl está à procura de formas de reduzir a pegada ambiental da indústria», explicou Michael Costello, diretor de sustentabilidade.

6Prego a fundo nas tendências

Inspiradas no universo das corridas de automóveis, as tendências da próxima estação fria reinterpretam referências como as bandeiras de sinalização ou os interiores dos carros de corrida. Os designs e materiais lembram os coordenados dos pilotos de Fórmula 1 e prometem injetar adrenalina nos guarda-roupas femininos. Marcas como a Tommy Hilfiger, Versus Versace e a Off-White recuperaram, nas respetivas coleções de outono-inverno 2018/2019, a tradicional bandeira quadriculada mostrada no final das corridas e lavaram-na para a passerelle transformada em vestidos tubo ou bodies. Exploraram também a estética das corridas em coordenados desportivos que conjugavam leggings, crop tops, bombers e calções curtos.