Início Breves

Breves

  1. Modatex Porto explica design de moda
  2. Portugueses temem pelos seus dados
  3. Lion of Porches apresenta verão
  4. Museus do Calçado e da Chapelaria inauguram exposições
  5. Olga Noronha em livro
  6. Robes na rua

1Modatex Porto explica design de moda

No dia 20 de abril, todos os interessados em saber mais sobre formação e em seguir uma carreira ligada à moda podem participar no Open Day que terá lugar no Modatex Porto e que será totalmente dedicado ao Design de Moda. «O curso de Design de Moda do Modatex é já uma referência. A qualidade da formação e dos formadores reflete-se nos prémios conquistados pelos ex-alunos e no sucesso que estes têm alcançado na sua vida profissional», destaca a instituição de ensino em comunicado. Entre as 14 e as 17 horas vai ser possível conhecer os formadores, trocar impressões com os formandos e obter informações detalhadas sobre os cursos, equipamentos e métodos de ensino, assim como sobre o processo de candidatura para a próxima formação em Design de Moda e para o Curso de Verão que a antecede. Neste Open Day será também lançado um desafio à criatividade dos participantes: será dinamizado um concurso de ilustração e o vencedor terá inscrição garantida no curso de verão de Introdução ao Design de Moda, que decorre entre 28 de junho e 25 de julho. A participação no Open Day é gratuita, mas sujeita a uma inscrição prévia no site do Modatex. A seleção é feita com base na data de inscrição.

2Portugueses temem pelos seus dados

De acordo com um estudo do Observador Cetelem, 70% dos portugueses temem pela forma como os seus dados são usados, especialmente se não for em seu benefício. Apenas polacos (77%) búlgaros (74%) e franceses (71%) apresentam valores superiores aos nacionais, enquanto a percentagem de italianos é similar à portuguesa. «A proteção dos dados é um assunto premente e que tem merecido crescente debate, também resultado da nova legislação que entra em vigor no final do mês. Naturalmente, os consumidores europeus, e em particular os portugueses, mostram-se atentos e preocupados. Cabe às várias entidades e marcas terem uma atuação responsável e transparente, de forma a serem merecedoras da confiança dos consumidores», refere o estudo. Outro aspeto que preocupa os consumidores europeus quanto às compras em lojas é o roubo de identidade, em especial na Internet. Mais uma vez, os portugueses assumem-se entre os mais receosos, pois 73% apontam nesse sentido. Novamente, os consumidores búlgaros, 78%, e polacos, 77%, estão ainda mais preocupados com esta possibilidade.

3Lion of Porches apresenta verão

A marca nacional divulgou recentemente a campanha dedicada à primavera-verão 2018, que introduz aos clientes a coleção desvendada na passerelle do Portugal Fashion. Para a estação quente, a Lion of Porches tem como inspiração o tema Wanderlust – a strong desire to travel. As imagens da campanha refletem esta temática, onde viajar, descobrir e explorar o mundo se torna num modo de vida. O aeródromo foi o cenário escolhido para fotografar a coleção inspirada na atualidade, refrescante e multicultural, rica em cores, padrões requintados e materiais nobres. «Neste ambiente que inspira pela diversidade de localizações e culturas, resultaram imagens originais, frescas e contemporâneas. Sobressai o espírito jovem e descontraído, habitual da marca portuguesa com tradição de um estilo preppy», revela a marca em comunicado.

4Museus do Calçado e da Chapelaria inauguram exposições

Amber Ambrose Aurèle e Harvy Santos são dois dos designers convidados para apresentarem o seu trabalho no Museu do Calçado e Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, cuja programação de 2018 aposta na divulgação do processo criativo de artistas das Filipinas, Espanha, Holanda e Áustria. “Amber Ambrose Aurèle. Caminhando no País das Maravilhas”, patente no Museu do Calçado até 23 de setembro, é a primeira exposição a solo da jovem designer de calçado holandesa e assinala a sua estreia em Portugal. Mestre em Design de Calçado pela ArtEZ Arnhem e em História da Arte pela Universidade de Amsterdão, Amber Ambrose Aurèle «cria sapatos de saltos vertiginosamente altos, que desafiam as fronteiras entre a Alta Costura e a Arte», pode ler-se no comunicado. Com temas que vão da homenagem direta ao neoplasticismo de Piet Mondrian, até alusões ao cosmos ou à literatura, os limites entre calçado e objeto artístico diluem-se no trabalho da designer. “Harvy Santos. Oito Estações”, em exibição no Museu da Chapelaria até 23 de setembro, apresenta 81 criações do designer de chapéus e toucados, Harvy Santos, produzidas entre 2013 e 2017.

5Olga Noronha em livro

Olga Noronha é uma das designers destacadas em “Hi-Fructose: New Contemporary Fashion”, o primeiro livro da editora da revista de arte contemporânea Hi-Fructose, que será lançado no próximo dia 24 de abril. Na antologia de 300 páginas – que apresenta 80 designers de moda internacionais como novos artistas contemporâneos –, 10 são dedicadas às criações da designer portuguesa que mostra as suas coleções de joalharia na ModaLisboa. “Hi-Frutose: New Contemporary Fashion” foca a moda experimental e a arte vestível. O livro inclui entrevistas com designers emergentes e consagrados, assim como dezenas fotografias exuberantes do trabalho de Olga Noronha, Mirco Hepburn Arena, Jo Cope, Flavia Rose, Ana Rajcevic, Veronika Rabinovich, Elena Slivnyak, Bea Szenfeld, Nikoline Liv Andersen, Noa Raviv, Asya Kozina, Enid Almanza, Rob Elford, Sylwana Zybura, Steven Vanderyt, Dinu Bodiciu, Leonid Titow, Tiel Jansen, Jillian Oliver, Peter Popps, Henrik Vibskov, Nixi Killick, Sasha Frolova, Kansai Yamamoto, Tanel Veenre, Agnieszka Osipa e Anouk Wipprecht, entre outros.

6Robes na rua

Depois dos pijamas terem sido eleitos por muitas amantes de moda como uma peça-chave do guarda-roupa do quotidiano, chegou a vez de os robes tomarem de assalto as ruas. A peça deixa de estar circunscrita ao pós-banho e passa a ser incluída em looks estivais. Combinados com os chinelos de quarto – em versões mais robustas, prontas para o exterior – para coordenados mais ousados ou rematados sandálias de salto para o escritório e ambientes de festa, os robes são a última camada da primavera-verão 2018. Com padrões florais, às riscas ou na versão mais próxima do original – branco total –, os robes começaram a surgir nas passerelles de marcas como a Versace, mas já estão à venda nas retalhistas de moda rápida.