Início Breves

Breves

  1. Marita Moreno seduz Washington
  2. Eduarda Abbondanza conta histórias de moda
  3. Zalando cresce 22%
  4. Os novos jeans da discórdia
  5. LVMH investe na plataforma Lyst
  6. A geometria do verão 2018

1Marita Moreno seduz Washington

A Delegação da União Europeia nos EUA, assim como os 28 países membros, celebra todos os anos o “European Day Open House”, evento de diplomacia pública que decorre em Washington e que este ano aconteceu no passado dia 12 de maio. Durante este evento, todas as Embaixadas em Washington abrem as suas portas ao público, permitindo aos visitantes a ocasião rara de visitar as instalações e a oportunidade única de experimentarem a herança cultural e tradições nacionais dos países participantes. A Embaixada de Portugal em Washington tem participado neste evento e, à semelhança de 2017, em colaboração com a AICEP e o Turismo de Portugal, propôs-se a apresentar Portugal em diversas temáticas com o slogan “Portugal Your European Neighbour” e assim dar a conhecer o que de melhor se faz no nosso país nas áreas da cultura, turismo, inovação, gastronomia, língua, etc. A marca Marita Moreno foi convidada pela AICEP Portugal Global e pela Embaixada de Portugal a participar no evento em Washington «devido à sua relevância no sector do calçado no que diz respeito a promoção da utilização de materiais como a cortiça, o burel e outros materiais naturais e de origem portuguesa na conceção dos produtos», revela em comunicado. «Representar Portugal num evento tão importante para a comunidade europeia nos EUA é um orgulho muito grande. Nem sempre escolhemos a via mais fácil e rápida para trilhar o percurso da marca, pelo que receber esse tipo de convite é um reconhecimento do nosso trabalho e a comprovação que estamos a percorrer o caminho certo», afirma Marita Setas Ferro, designer e diretora criativa da Marita Moreno.

2Eduarda Abbondanza conta histórias de moda

Nos próximos dias 18 e 19 de maio, o Cinema São Jorge, em Lisboa, acolhe mais uma edição do Festival Grant’s Stand Together. Além das sessões clássicas de storytelling o festival recebe também conversas mais intimistas, batizadas Triple Wood Talks, com criativos de diferentes áreas. Na primeira Triple Wood Talk, Eduarda Abbondanza, presidente da ModaLisboa, convida o músico e trendsetter Alex D’Alva Teixeira e a blogger Mafalda Castro para partilharem com o público as suas “Histórias da Moda”, no dia 18 de maio, às 22 horas, na sala 2 do Cinema São Jorge. Joaquim de Almeida é o apresentador icónico do storytelling do Festival Grant’s Stand Together e, este ano, volta a receber artistas de diversas áreas.

3Zalando cresce 22%

O retalhista online começou 2018 em beleza, registando um crescimento de 22% na receita trimestral. De acordo com a atualização do primeiro trimestre, a plataforma de comércio eletrónico sediada em Berlim atingiu os 1,19 mil milhões de euros, depois de ter lançado a categoria de cosmética. Durante o trimestre, esta nova categoria da Zalando agregou mais de 4 mil produtos de 130 marcas. «A beleza é a primeira categoria que lançámos em quatro anos e estamos com um arranque promissor», reconheceu o codiretor executivo Rubin Ritter. «Temos uma grande oportunidade para complementar a oferta e fortalecer a nossa posição como um destino único para moda e lifestyle», afirmou. A Zalando aumentou o número de clientes ativos em 3,5 milhões, para os 23,9 milhões, o que significou um crescimento de 16,7%.

4Os novos jeans da discórdia

À exceção da cintura e das laterais, praticamente não têm tecido, mas custam 168 dólares (aproximadamente 157 euros). Os novos jeans da discórdia são autoria da marca norte-americana Carmar Denim e, praticamente, resumem-se às “bordas” de um par normal de jeans, não restando qualquer tecido no interior. O modelo facilmente se tornou viral nas redes sociais e elevou a extravagância do denim para um novo patamar. Antes dos jeans sem tecido da Carmar Denim, a marca britânica Pretty Little Thing (PLT) também mereceu a sátira dos internautas ao lançar, em março último, umas cuecas de denim que aconselhava a serem usadas como calções, sendo «ideais para festivaleiros».

5LVMH investe na plataforma Lyst

O conglomerado de luxo francês reafirmou recentemente a sua vontade de crescer dentro do ciberespaço e, depois do lançamento da plataforma de comércio eletrónico 24 Sèvres, foi avançado o investimento na Lyst. A plataforma britânica de moda terá recebido uma injeção de capital de 50 a 100 milhões de libras (aproximadamente entre 57 e 114 milhões de euros) do LVMH e de outros investidores. De acordo com o portal Fashionista, o envolvimento do grupo francês, que terá sido o maior investidor, pode ser indicador de um interesse por parte do LVMH em assumir o controlo total da Lyst. Lançada em 2010, a Lyst é uma plataforma online destinada ao sector do luxo, oferecendo acesso a aproximadamente cinco milhões de artigos e agregando cerca de 70 milhões de utilizadores. O investimento pode ser avaliado como uma preocupação crescente do sector do luxo com o comércio eletrónico. Neste âmbito, no passado mês de abril, o LVMH, que detém marcas como a Louis Vuitton e a Dior, anunciou o seu programa de aceleração na Station F, destinado a investir em start-ups focadas no luxo.

6A geometria do verão 2018

Este verão, as bolas são o padrão vencedor, mas como combiná-lo com os outros padrões estivais? Segundo os portais da especialidade, as bolas casam com flores, riscas e, até, com estampado animal. Ainda que, aparentemente, estes padrões peçam um coordenado sóbrio e liso, este verão convida à ousadia. O jogo de padrões é ideal para a estação quente, acrescentando uma dose de diversão aos dias longos. Vestidos às bolas combinados com t-shirts de riscas em camadas sobrepostas, saias às bolas com sapatos de estampado animal e vestidos às bolas com um blusão de estampado floral são apenas algumas das sugestões para coordenados memoráveis e com a dose certa de irreverência.