Início Breves

Breves

  1. Zippy premiada além-fronteiras
  2. Amazon ameaça Walmart
  3. Filipe Faísca no Museu Calouste Gulbenkian
  4. As melhores cidades para o retalho
  5. JD.com falha estimativas
  6. Máxima Beauty Summit embeleza Lisboa

1Zippy premiada além-fronteiras

A Zippy venceu o Global RLI Awards 2018 na categoria de “Emerging Market Retailer”, distinção que premeia «marcas presentes em mercados emergentes e que melhor demonstrem qualidades de empreendedorismo, originalidade e adaptabilidade». O júri destes galardões, composto por personalidades ligadas ao sector do retalho e lazer, reconheceu «a solidez e o potencial de crescimento do modelo de negócio da Zippy, valorizando o seu papel no desenvolvimento de economias emergentes», revela a marca em comunicado. Os prémios Global RLI Awards são uma iniciativa da RLI (Retail & Leisure International), publicação internacional de referência que anualmente, desde 2006, distingue os melhores projetos e marcas de retalho e lazer, celebrando os mais inovadores e visionários conceitos nesta área a nível mundial. Nesta edição, o júri pronunciou-se sobre 17 categorias, tendo o prémio “Emerging Market Retailer” sido atribuído à marca de moda infantil da Sonae Sports & Fashion. A entrega dos Global RLI Awards 2018 decorreu no Museu de História Natural, em Londres, que juntou atores do mercado de retalho e lazer a nível internacional.

2Amazon ameaça Walmart

Nos EUA, o império de comércio eletrónico da Amazon deverá igualar as vendas do Walmart nos próximos dois a três anos, segundo o J.P. Morgan. Uma análise do banco observa que o volume bruto de mercadoria (GMV na sigla original) da Amazon – uma métrica da indústria que mede o valor total em dólares dos artigos vendidos online – está de acordo com as vendas líquidas do Walmart até 2020 ou 2021. «A Amazon é a segunda maior retalhista dos EUA, mas cresce mais rapidamente em escala», escreve o analista Christopher Horvers. «Acreditamos que os principais impulsionadores da crescente quota de mercado da Amazon incluem: o serviço de subscrição Prime; o chamado “corredor sem fim” online, impulsionado pela expansão do número de vendedores no marketplace; o crescimento em categorias-chave e a aproximação dos clientes», enumera. Embora o Walmart continue a ser o número em vendas, com uma faturação anual de 495,8 mil milhões de dólares (aproximadamente 419,7 mil milhões de euros) e vendas de 318,5 mil milhões de dólares (um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior) nos EUA, a Amazon está a crescer a um ritmo acelerado em solo norte-americano. A empresa de Jeff Bezos impulsionou o GMV de 141 mil milhões de dólares em 2016 para os 186 mil milhões em 2017, um salto de 31% em relação ao ano anterior.

3Filipe Faísca no Museu Calouste Gulbenkian

Hoje, 18 de maio, é o Dia Internacional dos Museus e para celebrar a data o Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, promove a Noite Pós-Pop. O museu estará aberto até mais tarde, com duas exposições que podem ser vistas até à meia-noite, visitas presenciais e virtuais, performances, uma tertúlia pop, concertos de jazz e música inspirada nos anos 1960 e 70. A partir das 21 horas, o designer Filipe Faísca, o realizador João Canijo e a escritora Maria Teresa Horta farão visitas temáticas à exposição “Pós-Pop. Fora do lugar-comum”. Entre as 22 e as 23 horas, Anabela Mota Ribeiro estará à conversa com Manuel Costa Cabral, Eduardo Batarda, Manuel Baptista, Teresa Magalhães e Sérgio Pombo, na “Tertúlia Pop”. Os visitantes do museu terão ainda a oportunidade de assistir a um concerto de jazz, usufruir de música inspirada nos anos 1960 e 70 e degustar o menu especial Pop, pelo “chef” Miguel Castro e Silva, na Cafetaria da Coleção do Fundador.

4As melhores cidades para o retalho

O relatório “How Global is the Business of Retail” avaliou 123 cidades internacionais relativamente ao número de novos retalhistas que nelas inauguraram pontos de venda no ano passado. Londres ficou em quarto lugar em termos de cidades, tendo recebido 49 novos retalhistas que abriram portas na cidade no ano passado, incluindo a Canada Goose, Sonos, Arket e Reserved. A cidade britânica surge depois de Hong Kong, Dubai e Taipei. O Reino Unido ficou em terceiro lugar no ranking de países, com 54 novas marcas, depois de Hong Kong e dos Emirados Árabes Unidos. «O sector do retalho está a testemunhar uma enorme transformação devido ao crescimento do comércio eletrónico e à mudança nos hábitos de consumo», afirmou Michael Horwitz, diretor da CBRE.

5JD.com falha estimativas

A JD.com divulgou recentemente os resultados trimestrais, com o lucro a ficar aquém das expectativas dos analistas, numa altura em que a gigante do comércio eletrónico aposta na rede de retalho físico e na construção de armazéns para combater a crescente concorrência do Alibaba. O lucro por ação foi de 0,71 yuans (aproximadamente 0,9 cêntimos) nos três meses até março, falhando as expectativas de 0,81 yuans dos analistas. Ainda que as vendas tenham escalado 33% no período, para os 100,1 mil milhões de yuans, superando as projeções de 99 mil milhões dos analistas, este foi o crescimento mais lento já registado pela JD.com. A estratégia do diretor executivo Richard Liu passa atualmente por desenvolver as redes de distribuição da JD.com para garantir um melhor controlo de stock e serviços. A 31 de março, a empresa tinha 515 armazéns e mais de 163.000 funcionários, face aos 63.809 colaboradores do Alibaba.

6Máxima Beauty Summit embeleza Lisboa

Hoje e amanhã, o Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, recebe a nova edição do evento Máxima Beauty Summit, que promete novidades «para todas as mulheres». São dois dias inteiramente dedicados à beleza, com experiências interativas, beauty talks, tutoriais, demonstrações de novos produtos de cosmética, aconselhamentos personalizados e muitas ofertas nos stands das marcas. As atrizes Cláudia Vieira, Paula Lobo Antunes e Joana Solnado, a maquilhadora Cristina Gomes, a hairdresser Helena Vaz Pereira, a ceramista Anna Westerlund, a modelo Diana Pereira, a apresentadora Ana Galvão, a blogger Ana Gomes (A Melhor Amiga da Barbie) e a especialista em macrobiótica Marta Varatojo são algumas das presenças confirmadas nas conferências. No evento estarão presentes as marcas Nails 4’Us, Wiñk, INIU, Filorga, Simple, SVR, Bioten, Carven, Body Shop, DVINE, Philips, Caudalie, APIVITA, Mary Kay, Vichy, Divage, Erborian, TRESemmé, Dressy Project, Sun & Vegs, Nestlé, Reckitt, UP Clinic, TETLEY, Foreo ou Nestlé. O Máxima Beauty Summit é de entrada livre, mediante a apresentação da edição de junho da revista Máxima, que estará à venda no local.