Início Breves

Breves

  1. Louise Trotter é a nova diretora criativa da Lacoste
  2. Berg tem nova morada online
  3. Descidas estimadas na indústria mundial do algodão
  4. Indorama compra negócio de lã da Schoeller na Europa
  5. Gio Rodrigues renova loja inspirada em Bali
  6. Mtex apresentou «disrupções têxteis» a parceiros internacionais

1Louise Trotter é a nova diretora criativa da Lacoste

A designer britânica é a primeira mulher a liderar a direção criativa da marca do crocodilo e sucede no cargo ao português Felipe Oliveira Baptista, que ocupou o lugar durante oito anos. Louise Trotter foi diretora criativa da marca britânica Joseph durante nove anos. «Estou muito feliz por juntar-me a esta marca francesa, com um legado tão singular. Durante 85 anos, a modernidade do estilo Lacoste tem consistido numa fusão única entre desporto e moda. Tenho orgulho em contribuir para a criação de um novo capítulo na sua história», afirma a designer. A sua primeira coleção será apresentada na próxima semana da moda em Paris. «Estamos muito felizes por receber a Louise. A sua abordagem visionária às linhas e materiais, assim como a sua competência em criar peças altamente técnicas, serão qualidades consideráveis para fortalecer o posicionamento das nossas coleções», acredita Thierry Guibert, presidente do Grupo Lacoste.

2Berg tem nova morada online

A marca portuguesa de artigos para desporto e ar livre lançou o seu novo site, que procura «reforçar a ligação da marca com o seu público-alvo», lê-se num comunicado da Berg Outdoor. «O site é uma ferramenta fundamental de contato com todos os nossos clientes e, mais do que uma mera loja online, procurámos uma total renovação da plataforma capaz de transmitir os valores e missão da nossa marca. Enquanto marca de desporto outdoor queremos inspirar as pessoas a explorarem o mundo, para que sintam que cada dia pode ser uma aventura», explica a diretora de marketing, Diana Teixeira Pinto. O renovado site apresenta uma nova funcionalidade com sugestão de produto para a prática de uma das três atividades-chave da marca: Trail Running, Hiking/Caminhada e Aventura, que possibilita comprar um look total. No novo site, há ainda para ver artigos sobre a história, inovação e prémios internacionais dos produtos da marca, sem esquecer os Embaixadores e Atletas da Berg Outdoor. O lançamento do site destaca a nova coleção outono-inverno 2018/2019 da marca, que apresenta o slogan “Be Always Ready”.

3Descidas estimadas na indústria mundial do algodão

A indústria mundial do algodão poderá deparar-se com muitas descidas, entre 2018 e 2019, em termos de área de plantação, produtividade, produção e stocks, segundo os últimos dados do International Cotton Advisory Council (ICAC). O grupo intergovernamental prevê que, em termos globais, a área de plantação de algodão venha a diminuir 2% para 33,4 milhões de toneladas, enquanto a produtividade poderá descer cerca de 1% para 777 quilos por hectare, permanecendo perto da média a 10 anos de 770 quilos por hectare. Além disso, estima-se que a produção mundial da matéria-prima caia cerca de 4% para 26 milhões de toneladas e o stock global para 17,2 milhões de toneladas. A queda nos stocks é maioritariamente influenciada pela China, com o inventário do resto do globo a permanecer nos 10,2 milhões de toneladas. Com apenas 7,1 milhões de toneladas nos seus armazéns – o número mais baixo desde 2011/2012 – prevê-se que a China importe cerca de 2 milhões de toneladas de algodão entre 2018 e 2019. Ainda que a expectativa seja de uma descida de 2%, a Índia deverá manter-se como líder mundial na plantação de algodão com uma área de 11,9 milhões de hectares. Antecipa-se ainda que os EUA permaneçam como os maiores exportadores, com 3,5 milhões de toneladas. Os segundos e terceiros maiores importadores (depois da China) serão o Bangladesh e o Vietname, com 1,8 e 1,7 milhões de toneladas, respetivamente.

4Indorama compra negócio de lã da Schoeller na Europa

O conglomerado tailandês de químicos, fibras e fios laneiros acaba de anunciar a aquisição do produtor europeu de fios penteados de lã e misturas com lã Schoeller Immobilien und Beteiligungs GmbH, expandindo assim a sua presença na Europa. O negócio para a participação de 100% da empresa foi firmado a 28 de setembro e executado através da subsidiária indireta da Indorama, a Glanzstoff Management, mas o valor da transação não foi revelado. A Schoeller possui unidades operacionais na Áustria, República Checa e Alemanha. A fábrica da Áustria é uma unidade de tingimento, enquanto a da República Checa é especializada em fiação, com capacidade de 3.600 toneladas anuais. A Schoeller Immobilien und Beteiligungs GmbH produz fios penteados de lã e fibras sintéticas para tricotagem. A Indorama afirma que esta compra vem «consolidar seu portfólio de produtos de valor acrescentado». A transação deverá estar concluída até ao final do ano. No passado dia 25 de setembro, a Indorama anunciou um acordo de joint-venture com a tecnológica Loop Industries para produzir e comercializar resina de poliéster sustentável.

5Gio Rodrigues renova loja inspirada em Bali

O designer de vestidos de noiva e cerimónia, Gio Rodrigues, apresentou um novo conceito de espaço, numa renovada loja no Porto. O novo projeto «acompanha a mutação do segmento e o crescimento da marca, que cada vez mais pretende alcançar um patamar de excelência», refere em comunicado. O ponto de venda, localizada na rua 31 de Janeiro, no Porto, conta com cinco pisos totalmente repensados de raiz com a assinatura do designer. Para além de uma coleção de noivas e noivos, apresenta ainda uma linha prêt-à-couture, celebrada pelo uso de materiais nobres, entre os quais seda, caxemira, lã fria e cristais Swarovski. Um dos objetivos do processo de rebranding da marca é a «valorização da experiência do consumidor, que cada vez mais procura um serviço de atendimento personalizado e formato premium». Gio Rodrigues confessa que foi na natureza e nas energias de Bali, numa recente viagem, que sentiu necessidade de dar um novo rumo à marca. «Precisava de mudar a minha vida, a minha visão e até o lugar onde trabalhava. Todas as mudanças visuais conceptuais são a personificação do meu novo eu e da nova faceta da marca», explica. O processo de reestruturação da marca culminará com o lançamento de um novo website e com o desfile de apresentação da nova coleção primavera/verão 2019, marcado para o mês de novembro no Porto.

6Mtex apresentou «disrupções têxteis» a parceiros internacionais

Representantes e responsáveis de empresas têxteis dos cinco continentes marcaram presença na Mtex Summit 2018, em Vila Nova de Famalicão. De cordo com o comunicado, a inovação e a tecnologia têxtil foram os temas centrais do evento que decorreu entre ontem e hoje, sob a chancela da Mtex, empresa que se dedica ao fabrico de máquinas de estamparia têxtil digital. O certame dedicado ao futuro das tecnologias de Etiquetagem, Embalagem e Tingimento por Sublimação é «o culminar de um fortíssimo ciclo de inovação que traz ao mercado um conjunto de disrupções têxteis», sublinhou o vice-presidente de vendas e marketing, André Jacques. A par da apresentação das novas soluções tecnológicas, os participantes na Mtex Summit visitaram as instalações e os centros de produção e de desenvolvimento da empresa em Esmeriz, Vila Nova de Famalicão. «Partilhámos conhecimento de mercado e tecnológico, mas recolhemos também muito feedback. Foi um momento de aprendizagem mútua, tão importante numa indústria em constante mutação. Algo a repetir, não só porque foi um sucesso a vários níveis, mas também porque projetou a empresa para um novo patamar que faz parte de uma rota da liderança tecnológica e de afirmação a nível mundial», resumiu André Jacques.