- África Ocidental bate recordes no algodão
- Alibaba e Richemont unem-se no luxo online
- Personalizar t-shirts da Levi’s num minuto
- Vans mostra multitude de estilos e atitudes
- Modatex soma prémios
- Facebook ainda lidera as redes sociais
1África Ocidental bate recordes no algodão
Estima-se que as exportações de algodão na África Ocidental em 2018/2019, ultrapassem o recorde do ano passado, impulsionado por máximos históricos na produção, de acordo com o departamento de agricultura dos EUA (USDA). A África Ocidental inclui 12 países produtores de algodão, nomeadamente Benim, Burkina Faso, Camarões, República da África Central, Chade, Costa do Marfim, Gana, Mali, Níger, Nigéria, Senegal e Togo. Das 12 nações, o Mali e a Burkina Faso são os maiores produtores e prevê-se que as colheitas atinjam valores históricos, referiu o Foreign Agricultural Service, do USDA no seu relatório mensal “Cotton: World markets and Trade”. A África Ocidental é responsável por mais de três quartos das exportações de algodão da África. Quase todo do algodão da África Ocidental é exportado, o que revela o papel central que a procura internacional tem para os produtores e comerciantes da região, destaca o relatório. O sul e o sudoeste asiático são destinos predominantes no algodão produzido na África Ocidental, o que se deve ao forte crescimento do consumo nessas regiões asiáticas. O maior importador, o Bangladesh, optou recentemente por mais fornecedores da África Ocidental, em vez dos da região da Ásia Central. «A exportação recorde, no seio de uma utilização global que atingiu máximos históricos em 2018/2019, mostra a importância do algodão como cultural comercial vital para os produtores e uma fonte proeminente de moeda estrangeira para os países da Africa Ocidental», conclui o relatório.
2Alibaba e Richemont unem-se no luxo online
Os grupos Richemont e Alibaba acabam de anunciar uma parceria estratégica que permitirá levar o seu conjunto de marcas até os consumidores chineses através do Yoox Net-a-Porter (YNAP). No âmbito da parceria, a YNAP e a Alibaba vão estabelecer uma joint venture para lançar duas aplicações móveis para os portais de luxo Net-a-Porter e a multimarca Mr Porter, destinadas aos consumidores chineses. A Alibaba vai providenciar a infraestrutura tecnológica, o marketing, os pagamentos, a logística e outras tecnologias de suporte necessárias. A parceria também irá alavancar a «forte relação da YNAP com marcas líderes de luxo, das quais 950 são atualmente distribuídas através da YNAP na China». Além disso, a parceria vai lançar as lojas online da Net-a-Porter e da Mr Porter no Tmall Luxury Pavilion da Alibaba, dedicadas às marcas de luxo líderes. A YNAP e a Alibaba vão também explorar ofertas futuras que permitam aos clientes «usufruir de experiências únicas e integradas de compras on e offline, através da digitalização e integrando totalmente a cadeia de valor do retalho, da publicidade e marketing aos pagamentos e entregas de última hora». O foco será servir consumidores na China, sendo que a parceria vai estender-se a consumidores chineses a trabalhar fora do país. «Os consumidores chineses, aquém e além-fronteiras, são uma base de clientes com crescente importância para a Richemont e para uma indústria de luxo mais abrangente», explicou Johann Rupert, presidente da Richemont. «A nossa oferta digital na China ainda é pequena e acreditamos que a parceria com a Alibaba vai permitir que nos tornemos o agente online mais significante e sustentável neste mercado. Com este objetivo, vamos trabalhar com a Alibaba para garantir [a ambas as marcas online] continuidade à expansão como plataformas neutras, abertas e sofisticadas», acrescentou Rupert. Por seu lado, Federico Marchetti, CEO do grupo Yoox Net-a-Porter, garantiu que «em conjunto com a Alibaba» irão «oferecer aos parceiros da nossa marca a mesma qualidade e confiabilidade para o mercado online chinês». «Potenciando a Net-a-Porter e a Mr Porter, as marcas de luxo podem aceder a uma plataforma neutra e poderosa para maximizar o imenso potencial da China», afirmou Marchetti. Já Daniel Zhang, CEO do grupo Alibaba, reconheceu que «esta parceria multifacetada vai trazer aos consumidores chineses acessos sem precedentes a marcas líderes mundiais de luxo». «Estima-se que os consumidores chineses representem cerca de metade do mercado global de luxo até 2025 e, através desta parceira, a Alibaba e a YNAP estarão ainda mais bem posicionadas para captar esta oportunidade de negócio irresistível», assumiu Zhang.
3Personalizar t-shirts da Levi’s num minuto
Portugal já tem um novo serviço de customização da Levi’s. Chama-se Levi’s Print Bar e está disponível na loja da marca no NorteShopping, Porto. Trata-se de um novo conceito que permite estampar t-shirts Levi’s em minutos e que convida o cliente à criatividade. O Levi’s Print Bar utiliza a última inovação em tecnologia têxtil e estamparia de alta qualidade, garante a marca. Através de uma interface com um ecrã táctil, será possível desenhar e estampar uma t-shirt Levi’s em poucos minutos. O Levi’s Print Bar tem ainda disponível uma vasta gama de Levi’s Batwings, o mundialmente conhecido símbolo vermelho da Levi’s. Entre as opções de customização, o cliente poderá juntar à t-shirt o seu nome ou o nome da sua cidade. É possível também criar um monograma no peito composto por um mini-Batwing e algumas letras. Pode-se inclusive imprimir diferentes versões do Batwing, algumas delas com padrões e imagens propositadamente criados para algumas momentos e celebrações especiais Levi’s. A t-shirt personalizada tem o custo de 25 euros.
4Vans mostra multitude de estilos e atitudes
Inês Lopes Gonçalves é a terceira protagonista da série de quatro episódios “Not Just One Thing”, da Vans. Os vídeos criados pela Vans são inspirados pela filosofia NJOT (Not Just One Thing) da marca, que revela os vários lados que compõem cada um dos protagonistas. À semelhança dos anteriores entrevistados, Quim Albergaria e Joana Barrios, Inês Lopes Gonçalves vive com a inconformidade de precisar «de várias vidas para poder fazer tudo» o que gostaria de fazer, afirma no vídeo. Inês Lopes Gonçalves é coapresentadora do programa semanal da RTP1 “5 Para a Meia-Noite” e do “Traz prá Frente” da RTP Memória e é ainda uma das vozes das “Manhãs da 3”, da Antena 3. Além disso, já foi repórter Sport TV, colaborou com a Sábado, o Expresso e a Time Out, chegou a fazer coros na banda Soul Business e a apresentar o telejornal satírico “O Inferno” no Canal Q. Com esta parceria, a Vans pretende lembrar «que todos nos subdividimos em várias personas onde nem sempre gostamos e queremos as mesmas coisas», explica em comunicado. Os quatro vídeos da série NJOT estão a ser lançados até novembro, coincidindo com o lançamento dos novos modelos clássicos da marca para o outono-inverno 2018/2019: Era, Old Skool, Sk8-Hi e Classic Slip-On que, juntamente com os Authentic, representam a atitude Not Just One Thing, adaptando-se a uma multitude de estilos e atitudes por todo o mundo.
5Modatex soma prémios
Duas formandas do Modatex foram premiadas no Concurso Jovens Criadores Portuguese Fashion News (PFN). Maria Bouçanova e Inês Cesariny são formandas do 3º ano do curso de Design de Moda no Modatex. Na iniciativa, promovido pela Associação Selectiva Moda, as duas formandas conquistaram o 2º e 4º lugar, na Categoria 2 (cursos com mais de 2 anos). Ao todo chegaram à final deste concurso 18 jovens criadores de cursos de design de moda de várias escolas. Maria Bouçanova, que ficou em 2º lugar, partiu do tema “Wellth is the new wealth” (o bem-estar é a nova riqueza) para a criação de um casaco inspirado na anatomia do cérebro. Em 4º lugar ficou Inês Cesariny, que teve como inspiração o esgotamento dos recursos na Terra e a necessidade de procurar um novo estilo de vida e um novo planeta a que a Humanidade possa chamar casa. Cada coordenado selecionado foi avaliado com base em critérios de originalidade, criatividade técnica e artística, bem como combinação e utilização de novos materiais. Para João Melo Costa, coordenador do Curso de Design de Moda do Modatex Porto, este concurso constitui uma excelente oportunidade «para dar a conhecer, à indústria e ao sector, o trabalho das escolas de moda e dos jovens criadores. Para o Modatex é o reconhecimento da excelente qualidade dos nossos talentosos alunos, formados numa instituição de referência e de excelência».
6Facebook ainda lidera as redes sociais
Ainda que, durante algum tempo, parecesse que a utilização das redes sociais era tão elevada que não havia espaço para crescer, um novo estudo mostra que isso está mesmo a acontecer. Quase dois terços dos utilizadores de redes sociais referem que estão a usar mais as redes sociais este ano do que em 2017. O estudo do site de notícias de negócios The Manifest revela que as redes sociais fazem parte do quotidiano da maioria das pessoas, com 86% dos inquiridos a afirmarem que as usam diariamente e 72% a admitirem que as utilizam diversas vezes por dia. «As redes sociais representam uma parte significativa da vida das pessoas», reconhece Josh Loewen, diretor de marketing digital do Status Bureau, uma agência de marketing digital em Vancouver, no relatório. «É como as pessoas comunicam, procuram por eventos, reparam em lojas e marcas e veem a meteorologia. É como as pessoas são auxiliadas no seu dia-a-dia», explica. O estudo também mostrou que 63% dos utilizadores do YouTube admitem que a sua utilização aumentou, com 61% dos usuários do Instagram a referir o mesmo. Não são tantas as pessoas a dizer o mesmo sobre a sua utilização do Facebook, mas 52% ainda é um ritmo acelerado. O The Manifest questionou 627 pessoas nos EUA que usam as redes sociais pelo menos uma vez por semana e também descobriu que, embora sejam mais as pessoas a aumentar a utilização do YouTube e do Instagram este ano, o Facebook permanece como a primeira escolha e a rede social com maior probabilidade de ser visitada pelo menos uma vez por semana. 82% das pessoas usam o Facebook, comparado com os 75% que usam o YouTube e 53% que utilizam o Instagram. O poder do Facebook como canal de rede social provém, em parte, do facto de ser um dos canais mais antigos, mais estabelecidos e de se ter integrado claramente no dia a dia de uma vasta audiência.