Início Breves

Breves

  1. H&M elimina caxemira virgem
  2. Jeanologia perto de erradicar descargas químicas
  3. Brilho do vestuário livre de plástico
  4. Exportações têxteis disparam no Paquistão
  5. One inaugura primeira loja em Portugal
  6. Bloggers abrem o armário em Guimarães

1H&M elimina caxemira virgem

A retalhista sueca irá excluir a caxemira, no âmbito do desígnio de, até 2030, utilizar apenas materiais sustentáveis ou reciclados. O grupo prevê, até ao final do próximo ano, deixar de emitir pedidos da matéria-prima, uma eliminação que irá acontecer de forma gradual. «A caxemira é conhecida pela sua textura macia e é considerada uma matéria-prima de alta qualidade. No entanto, é desafiante, tanto do ponto de vista ambiental, como para o bem-estar dos animais. Caso, no futuro, a indústria da caxemira for de encontro aos nossos critérios, poderemos considerar optar, novamente, pela caxemira virgem», explica. A H&M garante que vai continuar a procurar matérias-primas alternativas à caxemira, «com um toque igualmente macio e um valor semelhante, mas com impacto ambiental menor». A novidade surge numa altura em que o grupo anuncia que 57% das matérias-primas agora usadas são recicladas ou sustentáveis. Em relação ao algodão, a H&M garante que 95% da fibra que utiliza atualmente é ou reciclada ou sustentável, aproximando-se da meta de usar 100% algodão sustentável. A Monki, marca do grupo, já atingiu esse objetivo e, desde o outono de 2018, utiliza somente algodão sustentável. Em 2020, tal será uma realidade para todo o grupo, assegura a H&M.

2Jeanologia perto de erradicar descargas químicas

A especialista em tecnologias sustentáveis para acabamento de denim garante que ao seu novo desenvolvimento tem o potencial de «eliminar completamente» as descargas de produtos químicos da indústria têxtil. A empresa assegura que a tecnologia, batizada H2 Zero, irá contribuir para «uma completa desidratação e desintoxicação» da indústria têxtil. «Testada com êxito por várias marcas», a H2 Zero recicla a pouca água que necessita, através da combinação das várias tecnologias de produção de jeans da empresa – incluindo as tecnologias laser, ozono e eFlow. Enrique Silla, CEO da Jeanologia, afirma que a poupança de água da empresa atingiu mais de 10 mil metros cúbicos em 2018, 27% acima do conquistado no ano anterior. Ao introduzir a H2 Zero, a empresa espera, ao longo dos próximos três anos, incrementar a poupança anual em 50%. «O nosso objetivo não é sermos os melhores do mundo, mas sim dar o nosso melhor pelo mundo. Para o conseguirmos, atribuímos a nós mesmos o objetivo de eliminar totalmente o uso de água e acabar com as descargas de produtos químicos da produção mundial de jeans, ao longo dos próximos cinco anos», revela o CEO da Jeanologia.

3Brilho do vestuário livre de plástico

A Ronald Britton, fornecedora de pós metálicos e glitters para indústria têxtil, lançou o que garante ser o primeiro glitter do mundo que não contém plástico, criado a partir de materiais naturais e que se decompõem no meio-ambiente, não deixando rasto. A empresa britânica refere que o Cosmetic Bioglitter Pure é o primeiro glitter a ser considerado isento de microplásticos pela União Europeia e a ser oficialmente certificado como “OK Biodegradable Water” pela especialista em certificações TÜV. Como é esperado dos produtos com esta certificação, o produto é compatível com todas as regulamentações EN71 e pode ser usado, de forma segura, em produtos para criança e em vestuário, revela a empresa. «O Cosmetic Bioglitter Pure é completamente único no mercado e é o primeiro glitter do género no mundo que é feito a partir de materiais naturais e não contém plástico», assegura Stephen Cotton, diretor comercial da Ronald Britton.

4Exportações têxteis disparam no Paquistão

Segundo novos dados do gabinete de estatísticas do Paquistão, em fevereiro, no geral, as exportações têxteis do país cresceram 2,9% para 1,09 mil milhões de dólares (cerca de 970 mil milhões de euros). Quanto às exportações de vestuário em tecido, houve um aumento de 5,9% para 225,89 milhões de dólares, em relação aos 213,25 milhões de dólares do ano anterior. As exportações de vestuário em malha subiram 11,45% para 212,4 milhões de dólares. Já as exportações de calçado cresceram 3,78% para 11 milhões de dólares. Por sua vez, nos artigos em couro, as exportações caíram 8,4% para 38,5 milhões de dólares, face ao ano anterior. Contudo, as exportações de algodão baixaram 10% para 10,8 milhões de dólares. A imprensa local, citando Mirza Ikhtiar Baig, vice-presidente sénior da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria do Paquistão, atribuiu o crescimento geral das exportações à diminuição de impostos nas importações de matérias-primas. Nos oito meses entre julho e fevereiro, as exportações têxteis incrementaram 1,38%, para 8,9 mil milhões de dólares, enquanto as exportações de vestuário em malha cresceram 11,36% para 1,9 mil milhões de dólares e as de vestuário em tecido subiram 2,72% para 1,7 mil milhões de dólares. Os têxteis e o vestuário contribuem em cerca de 70% para o total de exportações do Paquistão. Segundo a ferramenta re:source do just-syle.com, o Paquistão é um dos maiores consumidores e o quarto maior produtor do mundo de algodão e o sexto maior exportador de têxteis a nível mundial. O Paquistão beneficia ainda do facto de não pagar impostos nas exportações para a União Europeia, ainda que o sector seja afetado por questões de segurança e enfrente uma grande competitividade na Ásia.

5One inaugura primeira loja em Portugal

A marca portuguesa de joalharia e acessórios de moda abriu a sua primeira loja própria no Piso 2 do Oeiras Parque. No espaço, é possível encontrar novos artigos da coleção primavera-verão, como um relógio que oferece três braceletes distintas que podem ser combinadas com dois aros diferentes ou 18 anéis que se combinam de formas diversas, proporcionando mudanças de estilo no visual diário. Alinhada com a renovação e o novo posicionamento da marca, a atriz Sara Matos é a embaixadora da One. Filipe Rios, diretor de marketing da One, explica que a marca foi criada para uma mulher «com espírito jovem, que adora a vida, a novidade e a surpresa. Única, convicta e sonhadora, a mulher One abraça com entusiamos todas as novidades que a vida lhe oferece e que são imprevisíveis, solicitando-lhe uma capacidade de adaptação constante a cada momento».

6Bloggers abrem o armário em Guimarães

No dia 30 de março, sábado, das 10h às 18h, o centro comercial Espaço Guimarães irá acolher a segunda edição do Bloggers’ Open Closet. Durante o dia, no piso 1, junto à loja da Zara, é possível adquirir peças únicas para mulher e criança dos guarda-roupas de várias influenciadoras. As influenciadoras Laetitia Fernandes, Mariana Ribeiro, Luísa Lopes, Maria João Cardoso, Ariana Lino e Sofia Salgado Mota (do blogue Pedaços de Nós) vão marcar presença no evento com a venda de peças a partir de cinco euros.