Início Breves

Breves

  1. Designer Rita Sá conquista mais um prémio
  2. Gateway apresenta 2.ª geração de videoporteiros
  3. Nos Alive na moda com Pallas
  4. Indústria mundial continua em queda
  5. Leandra Medine desenha coleção para a Mango
  6. Lacoste une-se a Tyler, The Creator

1Designer Rita Sá conquista mais um prémio

A jovem designer, finalista do Rebelpin – Fashion Awards pelo segundo ano consecutivo, foi a mais votada pelo público do concurso. A grande final do concurso de moda, organizado pela Associação das Coletividades Têxteis Europeias, decorreu na última sexta-feira, inserida na Semana de Moda de Roma. A edição de 2019 contou com meia centena de candidaturas, com duas portuguesas, Rita Sá e Mónica Gonçalves, a integrarem o lote de 10 finalistas selecionado pelo júri do concurso. Entre 10 de junho e 1 de julho, o público teve oportunidade de escolher, através do site da organização, a coleção favorita. Rita Sá foi a mais votada, arrecadando um prémio no valor de dois mil euros. Os 10 finalistas fizeram desfilar as suas coleções na passerelle da Semana de Moda de Roma, subordinadas ao tema “Selva Urbana”. O júri elegeu as espanholas Ane Castro e Núria Costa, promotoras da marca ZER Collection, como as grandes vencedoras da edição 2019 do Rebelpin – Fashion Awards. A iniciativa tem como objetivo apoiar os jovens criadores na transição para a indústria da moda.

2Gateway apresenta 2.ª geração de videoporteiros

A empresa de desenvolvimento, comercialização e instalação de soluções antifurto para redução das quebras no retalho está a apresentar o novo sistema de videoporteiros IP de segunda geração da Hikvision. Para assegurar uma melhor comunicação e maior segurança no investimento, a solução de videoporteiro IP é composta por uma placa modular colocada na porta e por um monitor interior. A placa é constituída por um módulo principal ao qual é possível adicionar diferentes módulos de extensão, como um módulo de visualização de diretorias, o leitor de cartões, o teclado ou o módulo identificador, entre outros componentes. A câmara olho de peixe da placa exterior oferece uma imagem de alta definição e um ângulo de 180º. Além disso, os utilizadores podem controlar toda a solução remotamente através da aplicação Hik-Connect. A Gateway garante uma convergência com sistemas de CCTV (circuito fechado de televisão) para que, quando alguém chega à porta, a câmara ser automaticamente ativada com a colocação do cartão de acesso (por exemplo), e as câmaras gravarem imagens e vídeos no sistema. Ricardo Mestre, diretor de marketing da Gateway, afirma que «esta solução foi pensada para edifícios residenciais e escritórios e apresenta uma flexibilidade e modularidade que, aliadas às suas prestações de topo, a convertem numa plataforma de eleição para garantia de segurança e comunicação».

3Nos Alive na moda com Pallas

A marca de acessórios portuguesa vai marcar presença no festival Nos Alive, que arranca hoje e termina sábado, 13 de julho. Na designada Rua EDP, a Pallas irá apresentar peças exclusivas da coleção de verão, como os modelos Summer West, Greek e Star Boots, as Suspenders Bags ou as City Bags. A insígnia, 100% portuguesa, foi criada por Carolina Palla Neves em 2016.

4Indústria mundial continua em queda

O índice compósito de gestores de compras (PMI) da indústria mundial registou, uma vez mais, uma descida no final do segundo trimestre deste ano, representando um declínio na perspetiva de crescimento económico, numa altura em que ainda se sentem as tensões comerciais entre a China e os EUA. Na Ásia e na Europa, a atividade industrial diminuiu em junho, enquanto os EUA conheceram um ligeiro crescimento, segundo o índice PMI, divulgado pela IHS Markit. A análise aponta a segunda contração consecutiva, a primeira vez que tal acontece desde 2012. Com a divulgação dos sinais de enfraquecimento foram as empresas chinesas a evidenciarem menos vendas e a Alemanha verificou menos procura internacional. Além disso, as exportações da Coreia do Sul decresceram quase 14% e o índice de confiança do Japão atingiu os níveis mais baixos dos últimos três anos. Ainda assim, os stocks mundiais deram sinais de recuperação, com os investidores a inspirarem-se nas tréguas anunciadas entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, no encontro decorrido na cimeira no Japão. «Se nos focarmos nas trocas comerciais, talvez se sinta o abrandamento das tensões comerciais. Porém, se dermos um passo atrás e olharmos para os dados económicos, o que vemos? Chegam más notícias da China, do Japão e da Coreia do Sul. Tudo isso é muito preocupante, pois reafirma o abrandamento da económica mundial», alerta Jane Foley, diretora de estratégia internacional na Rabobank.

5Leandra Medine desenha coleção para a Mango

A escritora, consultora de moda e fundadora do blogue Man Repeller irá desenhar uma coleção para a retalhista espanhola. «Estou muito feliz por trabalhar novamente com a Mango, num projeto que baseia no que temos feito juntos nos últimos dois anos», confessou Leandra Medine. Este projeto dá continuidade à linha de criações que a Mango tem vindo a desenvolver com outras marcas, artistas e colaboradores, como por exemplo o vestido de Sofía Sanchez de Betak para a Met Gala deste ano. O resultado da parceria com Leandra Medine chega às lojas da Mango no final do mês de outubro.

6Lacoste une-se a Tyler, The Creator

A marca parisiense uniu-se a Tyler, The Creator, um dos nomes mais reconhecidos do hip hop mundial, e também fundador da marca Golf Le Fleur, para uma nova coleção. A linha batizada Golf le Coste combina o icónico estilo do artista com as raízes desportivas da Lacoste. Fiel às combinações improváveis sempre presentes nas suas performances e videoclipes, Tyler, The Creator assina uma nova coleção que compila 16 peças especialmente inspiradas no universo do ténis, redesenhando o icónico crocodilo da marca, incluindo um bordado de uma papoila no maxilar. A coleção será colocada à venda a partir de 17 de julho no website da Lacoste.