- myPartner lança série em podcast
- Lolitas valem prémio à Easy Walk Experience
- EUA ameaçam UE com taxas alfandegárias
- Sandro chega à Farfetch
- Novo dono da Roberto Cavalli aguarda aprovação
- Uniqlo estreia-se na Índia
1myPartner lança série em podcast
A empresa tecnológica está a explorar o universo dos podcasts, disponibilizando online entrevistas, em formato de áudio, que se debruçam sobre temas relacionados com a área dos sistemas de informação. A série conta com entrevistados do tecido empresarial que são convidados a partilhar experiências relacionadas com a implementação de soluções de software de gestão empresarial. Eduardo Nogueira, CEO e fundador da myPartner, é o primeiro convidado que dá início à série da myPartner. A série em podcast da myPartner está acessível para subscrição na plataforma SoundCloud e o primeiro episódio está já disponível.
2Lolitas valem prémio à Easy Walk Experience
A marca portuguesa de calçado foi reconhecida internacionalmente com o prémio European Product Design Award, atribuído pelo The Farmani Group, na categoria de Lifestyle e Travel/Footwear. O European Product Design Award, que foi criado com o intuito de reconhecer e premiar designers com propostas inovadoras e criativas, premiou a linha de sabrinas desportivas da marca, batizada “Lolitas”. Depois do IDA – Internacional Design Award e do ITS LIQUID Design Award, a marca ganha novamente pontos a nível internacional. O The European Product Design Award premeia ideias inovadoras em várias áreas, especialmente produtos que resolvam problemas e facilitem a vida aos seus utilizadores. O processo de avaliação para a participação neste prémio é baseado em vários critérios como inovação, estética, funcionalidade, ergonomia, durabilidade, impacto, utilidade, impacto ambiental, capacidade de produção em massa e reputação. No caso das Lolitas, com um peso de 124 gramas, são desenhadas e produzidas inteiramente em Portugal, inspiradas na feminilidade de uma bailarina.
3EUA ameaçam UE com taxas alfandegárias
A União Europeia (UE) foi avisada em maio para se preparar para possíveis taxas impostas pelos EUA em importações e, agora, cerca de 7 mil milhões de dólares (aproximadamente 6,2 mil milhões de euros) em impostos poderão entrar em vigor antes do final do verão. As possíveis taxas alfandegárias estão associadas a uma disputa de 14 anos relacionada com subsídios a companhias aéreas, envolvendo a empresa americana Boeing e a europeia Airbus SE. O assunto está a ser analisado por um mediador da Organização Mundial do Comércio e a decisão acerca das indeminizações será conhecida ainda este mês ou no início de agosto. Assim que a decisão for tomada, o governo norte-americano deverá impor logo de seguida impostos sobre as importações europeias, que serão usados para pagar o valor das indemnizações. Em abril, os EUA divulgaram uma lista inicial de categorias que poderão ser alvo das tarifas e, desde então, o presidente dos EUA, Donald Trump, propôs uma lista de 89 categorias adicionais. No total das categorias, o valor comercial poderá atingir os 21 mil milhões de dólares. A lista original de categorias de produtos europeus que podem ser sujeitos as taxas incluem: bolsas acima de 20 dólares, camisolas e coletes feitos a partir de lã ou de caxemira de ovelhas Kashmir ou algodão e artigos de vestuário, como fatos masculinos, para adultos e crianças, e pijamas femininos, também para adultos e crianças. A lista de categorias adicionais inclui alguns tipos de queijo, licor e outros artigos de alimentação. Por sua vez, a UE deverá impor taxas sobre o equivalente a cerca de 22 milhões de dólares de produtos importados dos EUA.
4Sandro chega à Farfetch
Depois de anunciar a sua «parceria histórica» com a gigante chinesa JD.com em abril, o grupo SMCP conseguiu assegurar uma nova conquista para a expansão digital da Sandro, através de uma parceria com a Farfetch. «Com mais de 13 milhões de clientes mensais de todo o mundo, a Farfetch será o parceiro ideal para permitir à Sandro chegar a uma base de consumidores mais abrangente», afirma o grupo que detém as marcas de moda francesas Sandro, Maje e Claudie Pierlot. «Através desta parceria, a Sandra irá reforçar o seu posicionamento e potenciar a sua visibilidade mundial», explica. O SMCP aponta ainda que a colaboração «complementa perfeitamente» a presença digital do grupo, permitindo à Sandro, através da parceria, chegar a cerca de 190 países em todo o mundo. «Estamos convencidos que ter os nossos produtos na Farfetch irá contribuir para a expansão digital da Sandro em todo o mundo, posicionando-a como uma marca de luxo e potenciando a sua visibilidade mundial», acredita Isabelle Allouch, CEO da Sandro.
5Novo dono da Roberto Cavalli aguarda aprovação
A casa de moda italiana já tem um novo comprador, a Damac, pertencente à Vision Investment, que apresentou a proposta vencedora. A Vision Investment, gerida por Hussain Sajwani, fundador e presidente de Damac, assinou um contrato com a Roberto Cavalli e o seu acionista Varenne 3 para adquirir 100% da empresa. Os detalhes financeiros não foram revelados, apesar de algumas fontes mencionarem que a compra poderá ter rondado os 160 milhões euros. O negócio surge em concordância com o processo de acordo com os credores, pendente de aprovação no Tribunal de Milão, e permite à empresa continuar a funcionar, enquanto leva a cabo conversações com os credores e implementa um plano de reestruturação da dívida. A Damac Properties já é parceira da Roberto Cavalli num projeto imobiliário que inclui pelo menos cinco hotéis de luxo, a começar por um que vai ser construído no Dubai até 2023. Dada a relação entre a Damac e o diretor-executivo da casa de moda Gian Giacomo Ferraris, este último deverá permanecer na Roberto Cavalli depois de assinado o acordo. No entanto, há ainda vários passos a dar do ponto de judicial, para que a compra se concretize. O plano apresentado pelo comprador foi já aprovado pelo Tribunal de Milão, mas a casa de moda ainda tem que finalizar o negócio com os credores, que deverá ser submetido à justiça até 3 de agosto, com a decisão a ser divulgada em setembro. Apenas aí será possível transferir as ações para a Damac. Entretanto, os sindicatos apelaram à transparência, especialmente acerca do futuro dos trabalhadores na sede da casa de moda italiana.
6Uniqlo estreia-se na Índia
A gigante japonesa deverá expandir o seu já vasto alcance mundial, estreando-se, este outono, na Índia. Sem testes de mercado, a Uniqlo irá estrear-se com a abertura de três lojas no país. O primeiro espaço será inaugurado em outubro, em Nova Deli. «Estamos comprometidos com o mercado indiano e muito entusiasmados por lançar as nossas primeiras três lojas em Nova Deli, uma região que abraça a diversidade e a cultura, da arte e do design até à moda», garante Tadashi Yanai, fundador da Uniqlo e CEO da empresa mãe, Fast Retailing. A loja de três andares ficará localizada no Ambience Mall, em Vasant Kunj, um dos maiores distritos de compras da área metropolitana de Nova Deli. O lançamento representa «um passo significativo para a estratégia global da empresa. Estamos entusiasmados por apresentar a nossa oferta de alta qualidade e acessível aos cidadãos indianos», acrescenta Yanai.