Início Breves

Breves

  1. Yves Saint Laurent inspira concurso do Modatex
  2. T-shirt Decenio x Alexandra Moura à venda
  3. C&A conquista prémio de melhor loja
  4. Jak Shoes estreia loja no Porto
  5. Rosarinho Cruz apoia Bagos d’Ouro
  6. Mar Shopping Algarve com espaço para cães

1Yves Saint Laurent inspira concurso do Modatex

O Modatex está a organizar o campeonato “Skills MODATEX” que dá a oportunidade a cinco equipas portuguesas e três espanholas de confecionar um vestido inspirado no criador francês Yves Saint Laurent. A iniciativa, que decorre de 19 a 21 de novembro, tem como objetivo preparar os formandos das áreas de Design de Moda e de Modelação de Vestuário para o concurso “Skills Portugal”, que vai decorrer em Setúbal em fevereiro de 2020. As equipas do desafio promovido pelo Modatex são constituídas por dois elementos e terão 18 horas para pesquisar, desenhar, modelar e confecionar um vestido. Além das equipas do Modatex Porto e do Modatex Lisboa, a direção do centro de formação profissional alargou o desafio a escolas internacionais selecionadas pelo Centro. «Os nossos formandos têm vindo a arrecadar importantes distinções, sobretudo internacionalmente, o que vem, uma vez mais, comprovar a qualidade da formação ministrada e dos formadores do Modatex. Em 2013, Rúben Damásio conquistou uma medalha de excelência no WordSkills, em Leipzig e, um ano depois, Ana Rita Gaspar e Joana Filipa Caetano arrecadaram a medalha de prata no EuroSkills em Lille», explica José Manuel Castro, diretor do Modatex. O concurso vai decorrer na sede centro de formação profissional, no Porto, e conta com tecidos fornecidos pela Riopele e pela Calvelex.

2T-shirt Decenio x Alexandra Moura à venda

A t-shirt da colaboração revelada na 53.ª edição da ModaLisboa entre a Decenio e Alexandra Moura vai estar disponível na loja online da marca dia 22 de novembro com um limite de 100 unidades. A coleção-cápsula, originada pela parceria entre a marca e a designer portuguesa, estreia-se nas lojas com uma t-shirt branca unissexo com um estampado trabalhado a partir de uma fotografia da autoria de Alexandra Moura. Além da imagem, predominantemente azul, a peça tem também um bordado com o logótipo desfiado – dessa forma, cada pessoa pode cortar os fios como entender e personalizar a t-shirt de acordo com as suas preferências. O estampado está presente nas restantes peças da coleção primavera-verão 2020 em diversas formas e tamanhos. A associação da designer portuguesa com a Decenio vem, segundo a marca, desconstruir o convencional e criar uma linha mais urbana, com um «corte distinto» e «uma abordagem oversized» que expande a Decenio para além das características pelas quais é conhecida. A t-shirt da coleção-cápsula chegará às lojas Decenio do Colombo e do NorteShopping dia 28 de novembro. As restantes peças estarão disponíveis em data ainda por revelar.

3C&A conquista prémio de melhor loja

A C&A foi distinguida com o galardão de melhor loja na categoria de moda na entrega dos prémios “A Melhor Loja de Portugal” 2019/2020, que decorreu no dia 14 de novembro em Oeiras. A iniciativa promovida pela revista Grande Consumo premeia as melhores lojas de retalho online ou com espaço físico. O prémio é atribuído com base nas avaliações de 800 mil consumidores de diversos mercados que avaliam as lojas de acordo com as preferências. A votação para o projeto é feita online através de um questionário em que os consumidores selecionam os pontos fortes e os pontos fracos das retalhistas em determinadas categorias. Preço, qualidade dos produtos, diversidade na oferta, relação com o cliente, serviço, experiência de compra e credibilidade foram alguns dos parâmetros pelos quais os consumidores avaliaram as entidades que participaram no concurso. «É com orgulho que vemos a C&A vencer na categoria de moda num prémio tão importante a nível europeu. As nossas equipas trabalham diariamente para procurar a excelência nos níveis de apresentação e de serviço ao cliente de acordo com os valores da nossa marca», refere Domingos Esteves, diretor geral da C&A de Espanha e Portugal. «Procuramos estar sempre atentos à evolução do mercado e às necessidades dos consumidores. É por isso muito importante e gratificante para nós vermos a C&A a ser valorizada desta forma», acrescenta.

4Jak Shoes estreia loja no Porto

A marca de calçado portuguesa Jak Shoes escolheu a Rua de Santa Catarina para abrir, no início de novembro, a sua primeira loja. Slow fashion, durabilidade e qualidade são alguns dos conceitos pelos quais a marca, que aposta nos lançamentos modelo a modelo e não por estações, se rege. A produção sustentável é também uma preocupação da Jak Shoes que visa aliar a qualidade dos materiais ao fabrico nacional artesanal de forma a que isso se traduza em ténis que se diferenciam pelo design. «Depois de amadurecer no mercado online, multiplicando as vendas por dez nos últimos três anos, o desafio passava por replicar o mesmo nível de experiência e de serviço nas lojas físicas, onde ambicionamos continuar a conquista o excelente feedback e taxa de aprovação dos nossos clientes», destacou José Reffoios, cofundador da Jak Shoes. Online desde 2014, a marca de calçado conta também com um corner na galeria comercial Embaixada, no Príncipe Real, em Lisboa, cidade, de resto, onde a marca espera abrir uma loja, segundo revelou José Reffoios ao Eco. Quanto à loja no Porto, «o espaço na Rua Santa Catarina ajusta-se perfeitamente ao conceito da Jak Shoes, não só pelas características desta artéria intemporal e ao mesmo tempo moderna, mas pela excelente exposição que proporciona à primeira presença física. Estamos confiantes que esta loja será um grande sucesso», afirma Sílvia Morais, consultora no departamento de retalho da Cushman & Wakefield no Porto, responsável pela operação de arrendamento. Já José Reffoios sublinhou que «contamos com a valiosa ajuda da Cushman & Wakefield, um parceiro atento que percebeu todas as nossas exigências e nos aconselhou até encontrarmos o espaço perfeito e, depois, com o arquiteto Tiago Silva Dias, que criou para o nosso espaço um projeto que reflete inteiramente a nossa identidade».

5Rosarinho Cruz apoia Bagos d’Ouro

Rosarinho Cruz, designer de joias, está a homenagear a associação Bagos d’Ouro com um desenho de uma medalha solidária em que se pode ler a mensagem “Tudo começou por um sonho”, que vai de encontro à identidade da associação Bagos d’Ouro. Os lucros com as vendas da medalha solidária revertem na totalidade para a instituição, que tem como missão acompanhar o desenvolvimento escolar e os sonhos de crianças e jovens carenciados na região do Douro até à vida ativa. «A Bagos d’Ouro nasceu da vontade unida de produtores de vinho e outras entidades do Douro em combater o abandono escolar e os desequilíbrios socioeconómicos da região. Dez anos depois, foram mais de 150 as crianças e jovens apoiados pela associação, ao longo do percurso escolar, social e família», afirma Maria Inês Taveira, coordenadora da Bagos d’Ouro. «Há muito tempo que acompanho o trabalho da associação e o impacto que tem na vida destas crianças e jovens e sinto-me muito gratificada por poder dar este meu simbólico contributo através da minha arte. Todos nós temos sonhos e é importante que tenhamos todos acesso às oportunidades que nos permitam alcançá-los», explica Rosarinho Cruz.

6Mar Shopping Algarve com espaço para cães

É já a partir do dia 21 de novembro que os visitantes do Mar Shopping Algarve podem ser acompanhados pelos seus cães até ao centro comercial, uma vez que o espaço oferece a primeira “Pet Area” do país com um serviço de dog-sitting. O espaço designado por “Woof Land” localiza-se no exterior do shopping e possui cerca de 200 m2 com uma equipa especializada para receber os visitantes de quatro patas. Sara Tails, a conhecida blogger e treinadora de cães, lidera a equipa dos profissionais que vão atender às necessidades dos animais de estimação. Além do serviço dog-sitting, a “Pet Area” oferece ainda alguns workshops sobre os patudos, concursos, sessões de treino comportamentais, intervenções assistidas por animais e alguns serviços como banho, tosquia, desparasitação e muitos outros. «A ampliação da nossa capacidade em termos de serviços constitui um dos vetores principais para a melhoria constante e a criação da “Pet Area” vem precisamente neste sentido, alargamos a nossa “família” e recebemos os animais como tal», explica Herman Gewert, diretor-geral do Mar Shopping Algarve. «Mais do que sermos um centro amigo dos animais, somos o primeiro centro em Portugal totalmente focado em servir os donos, os nossos utilizadores diários, a quem queremos garantir a melhor experiência possível no nosso espaço», conclui.