Início Notícias Tecnologia

Candidaturas abertas para o iTechStyle Showcase

O espaço organizado pelo CITEVE dedicado aos artigos técnicos e inovadores, dividido pelo Fórum de Tecidos, o Showcase de Produtos e o Fórum de Acessórios, estará de regresso na próxima edição do Modtissimo. As candidaturas para as empresas interessadas em participar no iTechStyle Showcase estão abertas até ao dia 12 de agosto.

O iTechStyle Showcase tem como objetivo «fomentar e dar visibilidade à inovação na fileira têxtil e vestuário nacional, através da promoção e difusão de produtos e ideias inovadoras», ao mesmo tempo que pretende ser «uma plataforma de fomento de negócios e de estímulo ao empreendedorismo», explica o CITEVE.

«O iTechStyle Showcase foca-se no estímulo do networking entre agentes do sector têxtil, do vestuário e dos têxteis técnicos e de sectores correlacionados, sempre numa lógica de aproximar detentores de ideias e conceitos inovadores a potenciais investidores/tomadores. Pretende, assim, apoiar o desenvolvimento de novos produtos, novos negócios, novos projetos e iniciativas, que contribuam para o desenho de toda uma nova geração da indústria têxtil e vestuário, portadora de mais valor e mais inovação», resume o centro tecnológico.

A mostra está dividida em três áreas. O Fórum de Tecidos está vocacionado para fibras, fios, tecidos, malhas, não-tecidos e outras estruturas têxteis, que serão avaliadas tendo por base critérios como multifuncionalidade, toque, características ecológicas, inovação e performance. Já o Showcase de Produtos acolhe peças de vestuário, têxtil-lar ou produtos e componentes confecionados para aplicações técnicas ou enquadrados no que o CITEVE chama de segmento tecno-moda, isto é, artigos de moda com incorporação de eletrónica ou funcionalidades inovadoras. Por último, o Fórum de Acessórios está aberto a acessórios inovadores com aplicação técnica nos segmentos de vestuário e têxteis-lar.

As empresas que atuem em alguma destas três áreas podem submeter os seus artigos para o iTechStyle Showcase até 12 de agosto através do formulário online disponível no website do CITEVE.

Para além da presença nesta iniciativa – que estará patente na próxima edição do Modtissimo, que se realiza na Exponor a 6 e 7 de setembro –, os artigos submetidos podem igualmente ser candidatos aos iTechStyle Awards, que são entregues durante a iTechStyle Summit, estando previstas as categorias Tecidos, Produtos, Acessórios, Sustentabilidade e Smart. Na mais recente edição, os galardões do iTechStyle Awards foram entregues à A. Sampaio (em duas categorias), à Louropel e ao projeto Xr-ProteX, que resultou numa bata de proteção aos raios-X sem utilização de chumbo, desenvolvida por um consórcio composto pela Lemar, a Onwork, a Polyanswer, o CITEVE e a Universidade do Porto, através da Faculdade de Engenharia (FEUP), da Faculdade de Ciências e do ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente.