Início Arquivo

Carlin faz «Zoom» no Verão 2005

Dividindo o evento em três apresentações,  Zoom Homem & Senhora, Zoom Bebé & Criança e Zoom Decoração de Interiores, aCarlin International fez a apresentação das Tendências Zoom Verão 2005 para o sector da moda e para o sector design e decoração, no Auditório do Palácio da Bolsa, no Porto.  Cada apresentação focou quatro temas principais que traduzem as tendências para o Verão 2005. Também estavam disponíveis para consulta os cadernos de tendências Carlin.

A «Quintessência» foi o primeiro tema apresentado e centrou-se nas novas prioridades para a realização pessoal. Já não prevalecem tanto o estatuto social ou a carreira profissional, ganhando terreno outro tipo de experiências e conhecimentos mais sensitivos ou emocionais como os experimentados mediante actividades artísticas ou hobbies manuais. A «Quintessência» revela uma paleta de cores em tons esverdeados suaves, para ele e pastéis branqueados com toques de cinzento, para elas. Jogos de superfícies e de matérias para criar efeitos de texturas que dão relevo às silhuetas e que se completam com acessórios que conferem elegância à simplicidade.

O segundo tema das apresentações «Jubilo», teve como base o conceito da alegria dos pequenos gestos e hábitos do quotidiano. É uma alusão ao mundo infantil a que todos estamos ligados e onde nos refugiamos. Um fenómeno denominado «kidding», onde todas as gerações encontram um certo conforto nos valores da infância. Este tema foi ilustrado através de grafismosnaifs de artistas tão diferentes como Corinne Marchetti, Agnès Thurnaver, ou Yoshimoto Nara. Combinações ligeiramente agressivas de cores inesperadas e vivas em tons acidulados, em peças de vestuário como os blazers urbanos, conferem um ar formal sem ser demasiado sério e pesado.

Aparecendo como uma reacção aos produtos pronto-a-vestir estandardizados e iguais, aCarlin International apresentou o tema «Presença». Em seguimento desta ideia, aparece o novo conceito demasstige, um mix de massa e prestígio, que as marcas tentam lançar com a oferta de séries limitadas de produtos únicos e personalizáveis. Traduz-se num estilo sóbrio e chique a lembrar os anos 20 e 30, reinterpretando a época Gatsby. Estão de volta os calções e os blazers cintados, com dois botões, de cores claras, usado de um modo informal, em meios-tons que juntam os azuis e os cinzentos-toupeira. Materiais requintados, tonalidades suaves e pormenores com brilho subtil, desenham uma sofisticação estival. A silhueta é elaborada e longilínea

Para terminar e como resposta à hiper-urbanização, surge o tema «Simbiose», como um fascínio pela natureza, pelos seus mistérios e pelas suas imensas riquezas. O bio-design estimula o mimetismo estético com a natureza, elevado ao expoente máximo da exuberância. Esta tendência é visível nos trabalhos de Marina Square em Singapura, ou no Cocon-club dos arquitectos Kuzmin e Savinkinem Moscovo. Traduz-se em duas tendências de cores, sendo uma gama árida, à base de terra e areia, com toques de laranja e uma paleta mais húmida de vegetais ácidos misturados com tons de caqui acinzentado. Um novo estilo «guerreiro», mais sensual e sofisticado, emerge nesta tendência que revela a malhamesh quer em versão lisa ou estampada. Em destaque: o denim em indigo esverdeado incontornável nesta estação.