Início Arquivo

CE aplica tarifas aos lençóis do Paquistão

A Comissão Europeia aprovou a aplicação de uma tarifa anti-dumping de 13,1% aos lençóis do Paquistão, tarifa esta que será implementada a partir de 18 de Março do corrente ano. Em seguimento desta decisão, os exportadores paquistaneses decidiram contestar a imposição de tarifas anti-dumping pela UE junto da OMC. De acordo com os exportadores, estão a ser consideradas diversas medidas para inverter a decisão da UE, sendo esta contestação perante a OMC uma destas.

De acordo com os exportadores paquistaneses, o Paquistão poderá perder um volume de negócios de 500 milhões de dólares, caso o bloqueio da UE15 seja aplicado, referindo ainda que esta decisão daria uma vantagem considerável aos exportadores indianos, apesar do facto de que os produtos têxteis paquistaneses serem de qualidade superior ao de outros países asiáticos.

De acordo com alguns analistas, existe a opinião de que as recentes medidas da UE vão afectar de forma significativa as exportações do Paquistão, na medida em que vão ser impostas a menos de 1 ano do fim da eliminação das quotas comerciais ao nível mundial. Na medida em que as medidas anti-dumping têm uma duração de 5 anos, os exportadores paquistaneses não vão poder beneficiar de imediato das condições de livre comércio.