Início Notícias Retalho

Centros comerciais reduzem risco de contágio

A Sonae Sierra recebeu a certificação da auditoria Lloyd’s Register, que assegura que os seus centros comerciais têm o risco de transmissão do novo coronavírus minimizado.

Norte Shopping

As visitas aos espaços como os centros comerciais é fundamental para apoiar a recuperação da crise económica causada pela pandemia. No entanto, a confiança do consumidor foi, e continua, afetada pela disseminação do novo coronavírus. Para aumentar esta confiança e garantir a devida segurança, a Sonae Sierra assegurou a

certificação da Lloyd’s Register, que comprova que os centros comerciais pertencentes ao grupo, como é o caso do Norte Shopping e do Colombo, adotaram medidas que minimizam o risco de transmissão do Covid-19. «Mesmo antes desta crise de saúde sem precedentes, já estávamos preparados para responder a situações de pandemia», garante Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra.

A auditoria concluiu pela conformidade da estrutura e planeamento do sistema de gestão integrado de ambiente, saúde e segurança da Sonae Sierra com os requisitos específicos da Certificação de Segurança & Saúde OHSAS 18001:2007 no que respeita as normas legais e regulamentares para conter a pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19)., garante a empresa em comunicado. «Esta auditoria veio comprovar que os centros comerciais que gerimos implementam todas as medidas necessárias para impedir a propagação do novo coronavírus» sublinha Fernando Guedes de Oliveira.

Fernando Guedes de Oliveira

Durante o estado de emergência, alguns espaços geridos pela Sonae Sierra continuaram abertos, de modo a responder às necessidades dos clientes de produtos e serviços essenciais. Com o desconfinamento gradual que tem vindo a decorrer, na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, vai finalmente dar-se a reabertura total de todos os centros Sonae Sierra.

Medidas implementadas

Nesta retoma integral do funcionamento dos espaços comerciais, a diminuição do risco de contágio tornou-se primordial para a empresa. «A segurança e o bem-estar dos nossos visitantes, lojistas, prestadores de serviços e colaboradores são, desde sempre, a nossa prioridade», afirma o CEO.

A empresa vai instalar «dispensadores de gel desinfetante em todas as entradas dos centros comerciais e nas áreas de maior afluência, como as casas de banho», revela em comunicado. Um sistema de desinfeção automático dos corrimãos das escadas rolantes e um reforço na equipa de limpeza para aumentar a frequência da higienização dos locais bem como a integração de sistemas de ar condicionado que ventilam e renovam o ar interior a cada 10 minutos «são também alguns cuidados que a Sonae Sierra vai garantir no funcionamento das instalações», acrescenta.

Nesta nova realidade, as entradas dos centros comerciais têm agora vigilância permanente para confirmar que «todas as pessoas que entram nos edifícios utilizam obrigatoriamente a máscara e desinfetam devidamente as mãos», advertindo-as para o cumprimento restrito das regras afixadas tanto no interior como nas entradas. O mesmo se aplica para todos os colaboradores quer sejam lojistas ou façam parte de equipas prestadores de serviços «que estarão munidas com os devidos equipamentos de proteção individual, incluindo luvas», explica a Sonae Sierra.