Início Notícias Têxtil

Certificação marca a diferença

No âmbito dos produtos, organização ou gestão, as certificações são hoje trunfos para a competitividade das empresas, sendo exigidas tanto por clientes como pelos consumidores. SGS, Consulgés, Tratave e Foster Consulting apresentam os serviços que podem contribuem para colocar as empresas da indústria têxtil na linha da frente.

No suplemento Certificar para Ganhar, publicado na edição de setembro do Jornal Têxtil, a SGS apresenta o seu programa “Zero Discharge”, que «aborda as questões químicas e ambientais na cadeia de abastecimento. Disponibiliza apoio

técnico e soluções viáveis às marcas, retalhistas e a outros players da cadeia de valor», explica. O programa inclui formação e gestão do conhecimento, com apoio à cadeia de abastecimento, avaliação do risco químico e implementação de boas práticas. A empresa de inspeção, verificação, testes, formação e certificação anuncia ainda o workshop “Controlo de substâncias perigosas”, marcado para dia 23 de novembro, em Guimarães.

A Consulgés, por seu lado, propõe-se a responder ao desafio de «integração de vários modelos de certificação de gestão numa solução única». A empresa, que conta com 25 anos de experiência na área da consultoria e formação profissional, sublinha que «um programa de certificação proporciona maiores níveis de eficiência, segurança e produtividade» e que, «considerando as novas obrigatoriedades legais, que entrarão em vigor em 2018, a Consulgés constrói e oferece aos seus clientes soluções integradas».

Na Tratave, a responsabilidade ambiental está em destaque. A empresa assumiu, desde 1998, a exploração e gestão do serviço público de drenagem, depuração e destino final das águas residuais dos municípios de Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Famalicão e Vizela, assim como das cerca de 397 empresas da região. «O cumprimento rigoroso de todos os procedimentos relacionados com a drenagem, o tratamento das águas residuais, juntamente com uma preocupação ambiental e a aplicação das melhores práticas, confirmam que a Tratave é um parceiro fundamental para as indústrias do Vale do Ave», destaca.

A Foster Consulting, por seu lado, «dispõe de ferramentas de diagnóstico que permitem uma visão holística das organizações, contribuindo para a sustentabilidade dos sistemas de gestão». Especializada na implementação de sistemas de gestão, «acreditamos que, concentrados nas expectativas dos nossos parceiros, conseguimos aumentar as suas competências de negócio, fortalecendo o conhecimento e desenvolvendo relações de confiança, partilha e proximidade».

Conheça, em mais profundidade, as propostas destas quatro empresas no suplemento Certificar para Ganhar, que faz parte integrante da edição de setembro do Jornal Têxtil.