Início Notícias Tecnologia

CES 2017: a antecipação

A Consumer Electronics Show (CES) terá nova edição em 2017, logo no arranque do ano, entre os dias 5 e 8 de janeiro, e começam a ser antecipados alguns temas-chave da feira dedicada à tecnologia. As mais recentes tendências, as últimas inovações, a tecnologia no retalho e os produtos inteligentes estão de regresso a Las Vegas, nos EUA.

Para os amantes de tecnologia, o novo ano começa em Las Vegas – porque janeiro significa CES 2017, a maior feira do mundo de tecnologia e o principal destino de todos os gadgets.

Eis os produtos e desenvolvimentos que deverão dominar o evento, na opinião do portal de tendências WGSN.

Realidade mista

Em 2016, todos estiveram concentrados nas potencialidades da realidade aumentada e da realidade virtual. O jogo de realidade aumentada Pokemon Go saiu para as ruas e, de repente, o consumidor do mercado de massas sabia tudo sobre a tecnologia.

Este ano, a realidade mista – que significa tecnologia que transporta hologramas interativos para o ambiente físico – deverá ser um dos sucessos da CES. As novidades que envolvem os upgrades dos HoloLens da Microsoft (óculos de realidade aumentada) e o HoloActive da BMW deverão concentrar as atenções dos geeks.

O HoloActive é um interface que usa comandos de gesto, uma evolução do sistema AirTouch apresentado na edição do ano passado, e fará a sua estreia na CES 2017 no próximo mês. A principal diferença é que esta tecnologia faz uso de um ecrã de toque virtual que, segundo a empresa, «confirma os comandos com aquilo que o condutor percebe como um feedback tátil».

Inteligência artificial

Nos últimos anos, a CES foi inundada por produtos domésticos inteligentes, tecnologia portátil e centenas de outros produtos que acompanham, aprendem e, cada vez mais, conversam com os consumidores. O foco de 2017 será a utilização da inteligência artificial para os fazer falar com o utilizador como “alguém” que realmente o conhece – oferecendo insights úteis e compreensão emocional.

Uma das maiores revelações nesta área deverá ser o Honda NeuV, um carro equipado com um “motor de emoção” – conjunto de tecnologias que permite que o carro gere as próprias emoções.

O ano da voz

A marca B&O Play, da empresa dinamarquesa Bang & Olufsen, tem um interessante histórico sobre a fusão da tecnologia de ponta com design de qualidade. Este ano, a empresa deverá lançar um assistente doméstico concorrente do Amazon Echo e do Google Home, com os quais o utilizador pode falar em linguagem natural para agendar tarefas, reproduzir música ou pesquisar online.

A B&O Play lançou um vídeo misterioso a propósito, pelo que os amantes de tecnologia terão de esperar até janeiro para poderem descobrir que tipo de surpresa preparou a marca.