Início Arquivo

Checkpoint e Philips defendem a mesma causa

A Checkpoint Systems, provedor líder em soluções baseadas na tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) para a gestão de perdas e a identificação de produtos para comerciantes e fabricantes de bens de consumo, e a Royal Philips Electronics, uma das mais importantes empresas electrónicas do mundo, acabam de anunciar uma aliança estratégica a fim de desenvolverem em conjunto etiquetas e leitores equipados com a tecnologia RFID combinados com serviços de integração de sistemas destinados a comerciantes e empresas com rápida movimentação de produtos de consumo, num momento em que a RFID está a converter-se na tecnologia de facto que garante rapidez, eficiência e fiabilidade nos dados dentro da cadeia de fornecimento.

 

Deste modo, as Checkpoint e a Philips vão combinar as suas experiências na indústria de forma a colmatar a crescente necessidade de uma tecnologia baseada em RFID no dia a dia dos processos e operações empresariais. Como resultado, a implementação generalizada da RFID será acessível a um elevado número de comerciantes e fornecedores, cujo objectivo é cumprir as datas limites estabelecidas pelo sector, algumas das quais agendadas para 2005. as duas empresas já estão a trabalhar juntas em diversos projectos no sector da grande distribuição, onde está incluído o conhecido grupo alemão Metro.


No marco deste acordo, a Checkpoint Systems Europa fabricará e integrará as aplicações e soluções para a grande distribuição e a sua cadeia de fornecimento baseadas no semicondutor HF da Philips e em soluções comchips UHF RFID que incluem EPC (Código de Produto Electrónico). Além de colaborar na fabricação de etiquetas e leitores, as duas empresas criarão serviços de integração de sistemas que tratarão as necessidades específicas dos comerciantes que querem adoptar a tecnologia RFID nas suas cadeias de fornecimento.

 

«A Philips está forjando esta aliança porque acreditamos que a Checkpoint tem uma posição única dentro do sector da grande distribuição», afirma Christophe Duverne, vice-presidente de marketing e vendas para a identificação de negócios na Philips Semiconductors. «a tecnologia RFID comporta oportunidades tremendas para a criação de valor, em particular para o sector da grande distribuição, e esta acção centrar-se-á em agarrar essas oportunidades».


 «A Checkpoint utilizou recentemente soluções de Radio Frequência baseadas noschips RFID da Philips em mais de 12 aplicações para lojas e cadeias de fornecimento no corrente ano», declara Albert Roger, vice-presidente e director general da RFID Checkpoint Systems Europe. «Os nossos planos para aplicações adicionais à medida, que iremos lançar ao longo do ano, continuarão a beneficiar das importantes investigações da Philips, e das capacidades de desenvolvimento e fabricação como líder na indústria da RFID».

Além deste acordo, a Checkpoint e a Philips combinarão a sua experiência e as suas competências em desenvolvimento para unir sinergias que poderão conduzir a uma importante redução de custos das etiquetas RFDI num futuro próximo através de algumas das mais avançadas técnicas e processos de fabricação de etiquetas RFID, pois os valores actuais impedem o seu desenvolvimento em sectores como o têxtil.


Através da Checkpoint Sistems CheckNet Services, que engloba as soluções de etiquetagem da Checkpoint, as empresas verão agora a implementação de RFDI como algo fácil de integrar e planificado. Graças à combinação da experiência e das vantagens tecnológicas da Philips com a liderança da Checkpoint Systems no mercado da grande distribuição, ambas as empresas ganharão influência, interacção e feedback dos actuais e potenciais clientes da cadeia de fornecimento.