Início Arquivo

China e EUA iniciam conversações

A China e os EUA iniciaram as conversações sobre a imposição de quotas ao aumento das importações para o mercado norte-americano de determinados artigos têxteis com origem na China (vernotícia no PT).
Os responsáveis dos EUA, chegados no Sábado a Pequim, pediram à China para impor um sistema de licenças e inspecções que irá requerer, por parte das autoridades chinesas, o envio diário de relatórios sobre as novas licenças de exportação. No entanto, a China rejeitou esta proposta, questionando a legitimidade dos EUA em implementar as salvaguardas em causa.
A origem da divergência entre os dois países tem por base as negociações no âmbito da OMC, ao abrigo das quais os responsáveis norte-americanos referem a existência de pressupostos legais, considerados nos termos da entrada da China na OMC em Dezembro de 2001, que permitem aos EUA restringir temporariamente as importações de têxteis com origem na China, em resposta a um aumento brusco das importações.
Dentro do âmbito da OMC, se as duas partes não conseguirem chegar a uma resolução, os EUA podem impor o limite de 7,5% no aumento das quotas de forma unilateral, durante o período de um ano.