Início Arquivo

China exportou mais T-Shirts em 2004

As exportações chinesas de T-shirts cresceram fortemente em 2004, apesar das baixas quotas que ainda foram impostas pelas autoridades norte-americanas.

Ao mesmo tempo, as vendas para grandes entrepostos comerciais como Hong Kong e o Panamá, também aumentaram, apesar da subida nos seus preços, em resultado dos custos do algodão.

A queda dos preços na segunda metade do ano terá assim contribuído para a referida subida nas exportações de T-shirts da China, antecipando-se à eliminação das quotas.

As exportações chinesas de T-shirts e tops, artigos incluídos na categoria 6109, cresceram 17% em termos de volume, no ano passado, atingindo os 2,63 mil milhões de peças, tendo as vendas para os Estados Unidos atingido os 3,9 mil milhões de dólares.

As exportações dos referidos artigos deste país caíram na primeira metade do ano passado, devido à subida no custo das matérias-primas, antes de serem impulsionadas pela descida nos preços do algodão, na segunda metade de 2004.

Em 2004, o Japão manteve-se como o maior destino das T-shirts fabricadas na China, embora as vendas para Hong Kong tivessem crescido 25% em volume, ultrapassando os 600 milhões de peças, assegurando um papel de destaque no comércio mundial de T-shirts.

As vendas para a África do Sul aumentaram 29% em volume (60 milhões de peças), e para a Rússia cresceram 134%, para os 48 milhões de peças.