Início Arquivo

China: importações de calçado também em alta

A União Europeia registou nos primeiros quatro meses deste ano após a eliminação das quotas de importação uma subida significativa das exportações chinesas de calçado. As importações deste artigo em seis categorias cresceram desde Janeiro até Abril, comparativamente ao período homólogo do ano anterior, sete vezes, informa a UE. O preço médio desceu simultaneamente 28 por cento.

Nas categorias observadas, segundo as informações da UE, trata-se principalmente de calçado de couro e de tecido de valor acrescido. Os dados baseiam-se no levantamento das restrições alfandegárias para os países membro.

«A comissão europeia está ciente das preocupações da indústria do calçado relativamente ao aumento das importações», afirma o representante de Bruxelas. A comissão europeia não vai hesitar em aplicar medidas contra o dumping dos preços caso se verifique o desrespeito das práticas comerciais. O recente acordo assinado entre a UE e a China para a limitação das suas exportações têxteis não abarca a indústria do calçado.