Início Arquivo

China, Paquistão, México e Índia dominam algodão nos EUA

As importações norte-americanas de têxteis e vestuário de algodão aumentaram 10% no período de Janeiro a Outubro de 2003, sendo dominadas por 4 países: China, Paquistão, México e Índia.

 

A influência mais significativa tem origem na China, o principal fornecedor de têxteis e vestuário de algodão para os EUA, cujas importações aumentaram 43,1% nos dois sectores. O Paquistão foi o principal fornecedor em 2002, em 2003 ocupa o segundo lugar, tendo registado um aumento de 8,2% no volume das importações. O México permanece em terceira posição, mas corre sérios riscos de vir a ser substituído pela Índia em 2004, caso a tendência negativa na sua quota de mercado não seja invertida.

As importações norte-americanas de têxteis e vestuário de algodão com origem no México diminuíram 7,6% ao até Outubro de 2003. A Índia viu o seu volume de exportações para os EUA crescer 2,7%. Para além destes países, o mercado norte-americano tem recebido um volume considerável de exportações de têxteis e vestuário de algodão com origem em El Salvador, Honduras, Bangladesh e Canadá.