Num cenário cada vez mais competitivo, uma escolha acertada dos recursos tecnológicos podem fazer toda a diferença na produtividade de uma organização.
Porque inovar é preciso, sete empresas apresentaram as suas recentes inovações em maquinaria têxtil, sustentadas na modernização e no aumento da produtividade, com o melhor custo/benefício, acrescendo assim a competitividade da sua empresa num mercado altamente concorrencial como o atual.
A Stäubli propõe soluções tecnologicamente avançadas para coordenar todo o processo de tecelagem a partir de uma única fonte. Desde a preparação da tecelagem passando pela formação da cala – seja para a tecelagem de maquineta ou jacquard – até aos sistemas modulares para fabricar tapetes e tecidos técnicos, a Stäubli oferece máquinas e sistemas inovadores para o cruzamento de teias e tramas de alta qualidade.
Já a Lectra revela as vantagens competitivas da sala de corte. Segundo a multinacional de origem francesa, no atual ambiente acelerado de moda, a produção tem de ser rápida e flexível o suficiente para dar conta de um maior volume de pedidos de menores quantidades, em prazos muito reduzidos, mantendo os custos baixos e altos padrões de qualidade. Desta forma, a sala de corte pode fazer pender a balança entre lucro e prejuízo. A Lectra responde a esses desafios, combinando a experiência em confeção e vestuário com a metodologia lean e a mais recente tecnologia para ajudar as empresas a transformar a sala de corte numa vantagem competitiva.
Com um conhecimento de mais de 100 anos em acabamentos têxteis, a Bejimac, oferece soluções para toda a fileira têxtil e vestuário, sem esquecer os têxteis-lar nem os têxteis técnicos. Consciente da importância dos acabamentos na cadeia de produção, a empresa apresenta as suas melhores propostas em maquinaria para aumentar a qualidade, a eficiência e os acabamentos dos vários produtos oferecidos pela ITV.
Por seu lado, a Gerber Technology coloca em destaque uma das suas armas fortes, a Paragon Cutter, capaz de produzir peças cortadas de alta qualidade, independentemente do material, aplicação e operador, esta solução promete revolucionar o corte em termos de otimização do fluxo de trabalho e de eficiência. A modularidade do Paragon permite a sua adaptação e reconfiguração para qualquer aplicação. Além disso, o feedback direto fornecido ao operador sobre as suas performances contribuem para a melhoria contínua do rendimento e da qualidade.
A Tajiservi dá a conhecer a GEMfix, uma máquina de colocação de pedras automáticas que pode tornar-se no diamante de uma empresa, para além das soluções de corte e gravação a laser Express Laser e da solução de impressão digital em têxtil e pele Azon. A Tajiservi orgulha-se ainda de ser distribuidora exclusiva da conhecida marca líder mundial de bordados Tajima, apresentando a última inovação nesta área, a Tajima TMBR/TMBP – novo modelo de cabeça única ou multicabeça com calcador adaptável controlado digitalmente.
Especialista e líder em tecnologias para personalização e impressão digital, a portuguesa Digidelta tem sido uma das empresas mais faladas nesta área. Apresenta as novidades das suas marcas Mtex e Mimaki, que conjugam esforços na satisfação dos clientes através de soluções geradoras de valor acrescentado compostas por máquinas, tintas, softwares, serviços de assistência técnica e consumíveis, bem como uma contínua consultadoria comercial, apostada numa maior proximidade aos clientes.
A empresa convida ainda os leitores a fazer um “test-drive” na Academia de Santo Thyrso, onde dispõe dos mais recentes modelos para o segmento de impressão têxtil.
Por fim, mas nem por isso menos importante, a RDL dá a conhecer as empresas suíças que represente, a Gruenig AG e a SignTronic AG, construtoras de equipamentos para a preparação de quadros de estamparia, incluindo o sistema automático STM-TEX. Este equipamento permite uma exposição direta no quadro sem comprometer a qualidade. Quanto às vantagens, são inúmeras, destacando-se a eliminação de etapas de processo e a melhoria da qualidade de impressão, para além de uma redução de custos no quadro.
Consulte o Jornal Têxtil de fevereiro (ver do fio ao vestuário) e fique a par destas soluções que vão certamente revolucionar a tecnologia na sua empresa!