Início Arquivo

Ciba fecha unidade histórica no Reino Unido

Depois de mais de um século a produzir corantes, a fábrica de Clayton, na cidade britânica de Manchester, vai cessar a sua produção em meados de 2007 e fechará completamente em 2008, implicando a perda de 300 postos de trabalho durante um período de quatro anos. Esta fábrica produz essencialmente corantes metalíferos para lã e poliamida e corantes directos para celulósicos.

A crescente concorrência dos países asiáticos, com preços inferiores em corantes, é a principal causa deste encerramento. «Os nossos empregados trabalharam inexoravelmente durante anos para que Clayton fosse o mais produtiva possível», declara Peter Reucroft, administrador da fábrica. «No entanto, a pressão crescente e sustentada dos concorrentes asiáticos tornou a produção de corantes têxteis em Clayton economicamente insustentável a longo prazo». A notícia surge apenas alguns dias depois do também produtor de corantes e produtos auxiliares britânico Yorkshire Group ter anunciado um processo de falência também originado pela concorrência da Ásia, e em especial da China.

No Reino Unido, Clayton é uma das cinco unidades da Ciba Specialty Chemicals. Contudo, fontes da empresa garantem que este encerramento “não tem implicações” nas outras unidades. Segundo Peter Reucroft, a Ciba está já a tomar medidas no sentido de apoiar os trabalhadores afectados pelo fecho, incluindo a assistência àqueles que podem mudar-se para as outras unidades do grupo.

A fábrica de Clayton, próxima do centro de Manchester, estende-se por57 acres. Propriedade da Ciba desde 1911, possui laços estreitos com a comunidade local, incluindo a realização de um jornal sobre os eventos locais, que é distribuído pelas 8.000 casas da área. A fábrica está certificada com as normas ISO 14001:1996 para sistemas de gestão ambiental e ISO 9001:2000 para sistemas de qualidade.

A sua história iniciou-se em 1876, quando foi fundada pela Clayton Aniline Company, tendo começado por fabricar óleo de anilina e sal de anilina para estampadores de tecidos de chita. Em1911, aempresa foi adquirida pela Society of Chemical Industry em Basileia, na Suíça, antecessora da Ciba. O número de trabalhadores na empresa atingiu o seu pico nos anos 70, com 2.000 pessoas. Desde então, o número tem vindo sempre a diminuir devido à deslocalização da produção têxtil para a Ásia.