Início Arquivo

Citeve inaugura Centro de Recursos de Conhecimento

O dia 27 de Maio foi a data escolhida para a abertura ao público e para a inauguração oficial do Centro de Recursos de Conhecimento (CRC) – Citeve, instalado no extremo sul do edifício do Citeveem V. N. de Famalicão. A sessão englobou um seminário subordinado ao tema «Gestão do Conhecimento», para além da apresentação do CRC-Citeve e do enquadramento deste no âmbito da Rede Nacional de CRC.  

O programa do seminário incluiu a apresentação do enquadramento do CRC-CITEVE no âmbito da Rede Nacional de Centros de Recursos em Conhecimento, da responsabilidade dos representantes da Inofor e uma dissertação interactiva e dinâmica sobre a “Gestão de Empresas na Era do Conhecimento”, porAna Neves, da Knowledge Network Manager.

Braz Costa, director-geral do Citeve fez a apresentação do CRC-Citeve, começando por referir que o primeiro passo foi dado na forma de um diagnóstico. «O diagnóstico focalizou-se em alguns pontos-chave: o aumento da velocidade da mudança, a maior importância da inovação para o negócio, a importância do conhecimento numa área cada vez mais integradora de saberes e a necessidade de se ter acesso rápido a informação tratada, como suporte da inovação e de apoio à decisão», começou por especificar Braz Costa. «Esta nova plataforma de conhecimento não pretende substituir outras já existentes. O Citeve é um Centro Tecnológico e sabe bem qual o seu posicionamento. Por isso o CRC-Citeve vai actuar apenas na área técnica e tecnológica», salientou o director-geral.

Assim, o CRC-Citeve foi apresentado como uma infra-estrutura organizacional, que integra três valências principais: Fundo Documental (Biblioteca, Centro de Documentação e Mediateca), Sistema de Vigilância Tecnológica e Inovação, e e-Learning. O principal objectivo do CRC-CITEVE é disponibilizar informação de carácter técnico e tecnológico ao nível do têxtil e vestuário, às empresas, profissionais com intervenção relacionada com o sector têxtil e vestuário, formadores e formandos, para além de outras entidades. Para além desta vertente orientada ao exterior, o centro terá uma vertente orientada para o interior do CITEVE, no sentido de manter permanentemente actualizados os seus técnicos em termos de informação técnica e tecnológica.

O acesso ao CRC-Citeve pode fazer-se de forma presencial (formação e acesso a base de conhecimento) e/ou on-line (e-learning, clipping tecnológico e acesso a base de conhecimento). No espaço CRC os utilizadores podem consultar os documentos que se encontram dispostos em estantes de livre acesso: monografias, periódicos, vídeos, CDrom e outros materiais multimédia. Estão ainda disponíveis para consulta on-line os textos integrais de documentos electrónicos (monografias e artigos de publicações periódicas).

O Fundo Documental é um espaço criado de raiz para o efeito, onde se disponibiliza de forma sistemática e organizada toda a informação de carácter técnico e tecnológico ao nível do têxtil e do vestuário.A informatização permite, além disso, que os utilizadores possam realizar interactivamente as suas pesquisas, aumentando assim a relevância dos resultados obtidos e diminuindo o tempo dispendido.

Quanto ao Sistema de Vigilância Tecnológica e Inovação, este insere-se na estratégia do CITEVE de implementar a actividade de Vigilância Tecnológica, com vista à melhoria dos processos de inovação orientados à indústria têxtil e do vestuário e à actualização do nível de conhecimentos dos recursos humanos das empresas do sector.

O e-Learning é um dos maiores desafios actualmente, no sentido de apurar novas formas de participação, de realização e de desenvolvimento das pessoas e das organizações, bem como da aprendizagem, restituindo ao indivíduo a apropriação do acto de aprender, permitindo-lhe escolher o que quer aprender, quando e da forma que mais se adeqúe ao seu estilo, pois aprenderá melhor. Para tal, muito tem contribuído a recente e inovadora forma de organização da formação, designada por e-Learning, ainda incipiente m Portugal, mas que já deu provas de aplicação eficiente nos mais diversos sectores de actividade e para os mais diversos públicos-alvo. Logo, é também objectivo do CRC promover acções de formação à distância, bem como disponibilizar conteúdos oriundos dos cursos de formação que o CITEVE já promove.