Início Arquivo

CITEVE mostra Têxteis do Futuro no Modtíssimo

Um espaço que seja simultaneamente indutor de inovação e palco de exibição de produtos dos designados têxteis técnicos e têxteis inteligentes, já disponibilizados pela indústria. Esta é a filosofia subjacente ao Fórum Têxteis do Futuro, coordenado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, que constitui a principal novidade da 19ª edição do Mod’tíssimo, o salão da fileira têxtil, que reúne os principais fabricantes nacionais de tecidos e acessórios com os representantes de alguns dos mais importantes parceiros europeus e ainda cerca de meia centena de confeccionadores. Os resultados de alguns projectos de investigação desenvolvidos pelo CITEVE na área dos Têxteis Técnicos (Protex, Promoto, Pretexco e Abrasiflex) preenchem uma parte deste “stand”, que se completa com os frutos de uma parceria estabelecida entre o CITEVE e a AVANTEX – Fórum Internacional da Inovação e Simpósio para o Vestuário High-Tech, organizado pela Messe Frankfurt (Alemanha). Assim, o Fórum Têxteis do Futuro reserva uma área para uma mostra das formas mais avançadas de coabitação entre o têxtil e as novas tecnologias, expondo sete desenvolvimentos mais recentes de empresas alemãs, suíças e finlandesas. As iniciativas do CITEVE na área dos têxteis do futuro, visam promover e dinamizar o encontro entre a oferta e a procura de têxteis técnicos, incrementando a adesão da ITV a projectos com carácter inovador. Fruto deste posicionamento, as apostas deste Centro Tecnológico concentram-se em sectores vitais da economia nacional, tão distintos entre si, mas tão importantes na cadeia de valor dos clusters, e de que são exemplos os sectores de vestuário, automóvel e habitat. Entretanto, e aproveitando a presença em Portugal da directora da Feira de Frankfurt, Isa Hofmann, realiza-se também, na sexta feira, pelas 11 horas, uma sessão de apresentação da próxima AVANTEX a realizar em Frankfurt, de 13 a 15 de Maio de 2002, bem como uma breve explicação de alguns protótipos de vestuário inteligente patentes neste Fórum. No âmbito do Fórum Têxteis do Futuro e alargando a parceria CITEVE/AVANTEX ao Klaus Steilmann Institut (Alemanha), promove-se ainda um Show de Moda High-Tech, onde desfilam peças de vestuário que aliam tecnologia, inovação, funcionalidade e design. Produtos CITEVE

  • PROTEX – Têxtil anti-vandalismo: desenvolvimento de uma solução anti-vandalismo para assentos de transportes públicos, que confere mais-valias técnicas significativas em relação às soluções existentes actualmente no mercado. A estrutura desenvolvida foi objecto de patente de invenção.
  • PROMOTO – Fato de Motociclismo: desenvolvimento de um fato de motociclista com materiais têxteis e design exclusivamente nacionais, com desempenho técnico equivalente ao estado da arte. No âmbito do projecto foi concebido, projectado e produzido o protótipo de um “simulador de quedas” que permitiu o estudo comparativo dos materiais têxteis investigados.
  • PRETEXCO – Compósito para automóveis: desenvolvimento de uma estrutura compósita com reforço têxtil para a indústria automóvel. Substituiu-se a fibra de vidro (material tradicional e importado) por uma outra estrutura de malha teia e não tecido (que pode ser produzida em Portugal) e utilizou-se a tecnologia RTM (Resin Transfer Molding) como alternativa às soluções tradicionais manuais. O projecto constitui uma janela de oportunidades para as indústrias têxtil nacional e de produção de compósitos.
  • ABRASIFLEX – Tela para abrasivos: desenvolvimento de um abrasivo a partir de uma tela têxtil, criando uma oportunidade de negócio para a indústria têxtil portuguesa e permitindo à indústria nacional de abrasivos encontrar uma solução técnica nacional adequada às suas exigências de produção.
  • Outros produtos em exposição

  • Reima Smart 3305
  • Sistema de comunicação móvel em grupo que pode ser “vestido”. Um equipamento fácil de utilizar, para profissionais ou não, sempre que haja necessidade de comunicar com “mãos livres”.

  • The Cyberia Prototype
  • Fato de sobrevivência para profissionais que trabalham em climas árcticos. Mede a temperatura, movimento, batimento cardíaco, posição (geográfica) através do GPS. Detecta acidentes e pode automaticamente emitir um pedido de ajuda. Protótipo desenvolvido pela Reima Ltd, Universidade de Lapland e Universidade Tecnológica de Tampere.

  • “Schutz in Hülle und Fülle” from Angewandte Kunst Schneeberg.
  • Feito com tecidos bluesign®, com a máxima isenção de substâncias nocivas.

  • BMW Maverick Cruiser Ensemble
  • Feito com schoeller®-keprotec®. Tecido de alto desempenho e elevados padrões de segurança, combinados com uma aparência “jeans”.

  • GORE-TEX® WORKWEAR
  • Vestuário de protecção anti-estática – Altamente resistente às condições atmosféricas. Protecção anti-estática. Para quem trabalha com materiais altamente inflamáveis, esta inovação da Gore combina o elevado nível de protecção anti-estática com a função de respirabilidade. A energia electrostática é continuamente expelida da superfície do artigo, graças à membrana Gore-Tex® com função anti-estática.

  • GORE-TEX® AIRLOCK OUTERWEAR
  • Protecção com forro de ar Com a ajuda de uma espuma de silicone com bolhas de ar, o ar é retido entre as camadas e proporciona um excelente isolamento térmico para um bombeiro. O material é altamente respirável, leve e pouco volumoso, permitindo uma redução do chamado stress térmico.

  • Simpatex Reflextion
  • – a 4ª Dimensão Sympatex Reflexion é um sistema funcional de alta tecnologia em alumínio-vaporizado. Este sistema reflecte o calor do corpo humano de modo a proporcionar uma temperatura confortável (no interior do fato) contra o arrefecimento do meio ambiente circundante. É à prova de água, à prova de vento e respirável. Proporciona o máximo isolamento com o mínimo peso.