Início Notícias Tecnologia

Cleanzone eleva fasquia

A mais de cinco meses da abertura de portas, a feira de tecnologia para áreas limpas e descontaminadas da Messe Frankfurt está a gerar grandes expectativas no mercado. Depois de, em 2014, ter aumentado em 20% o número de expositores, a Cleanzone tem já metade do seu espaço reservado.

O certame, que se realiza em Frankfurt de 27 a 28 de outubro, é dirigido a empresas cuja produção industrial exige as melhores condições de limpeza e desinfeção, atraindo visitantes dos sectores de tecnologia e microtecnologia, como a indústria aeroespacial, sistemas eletrónicos para automóveis e engenharia de precisão, e da área de ciências da vida, nomeadamente laboratórios farmacêuticos, a indústria de cosméticos, a produção esterilizada de alimentos, a investigação médica e a biotecnologia.

Para a edição de 2015, a organização, a cargo da Messe Frankfurt, acredita na consolidação do sucesso. «Sendo o único evento que oferece uma abordagem internacional e interdisciplinar à tecnologia de áreas limpas e descontaminadas, a Cleanzone afirmou-se no mercado, um facto que se tornou óbvio desde que começaram as inscrições em fevereiro. É também um sinal positivo de que o ambiente melhorou face à forte situação do mercado», considera Ruth Lorenz, vice-presidente de tecnologia e produção na Messe Frankfurt.

Para os expositores, que em 2014 ultrapassaram os 60, provenientes da Alemanha, mas também do Reino Unido, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica, França, Eslovénia e Portugal (representado pela Vieira Lopes, Lda.), a feira apresenta-se como um espaço de encontro com muitos potenciais clientes.

«À medida que as exigências dos produtos, qualidade e miniaturização continuam a aumentar, a tecnologia para áreas limpas e descontaminadas vai tornar-se ainda mais importante em cada indústria no futuro. A única forma de garantir sempre a quantidade e qualidade do produto é estabelecer condições perfeitas de limpeza e descontaminação para cada situação», advoga Michael Böhm, diretor-geral da Zimmer & Hälbig, que estará pela primeira vez no certame de Frankfurt. «A Cleanzone beneficia de uma localização central, facilmente acessível de qualquer parte do mundo e tem uma excelente combinação de produtos, tecnologia, processos e eventos. Acreditamos que vai oferecer um espaço extraordinário, enquanto fornecedor de sistemas de limpeza e descontaminação, não só para ter discussões promissoras mas também obter muitos novos contactos», destaca.

Em paralelo à feira realiza-se o Congresso Cleanzone, organizado pela Messe Frankfurt em conjunto com a ReinraumAkademie de Leipzig, onde profissionais e recém-chegados ao mercado das tecnologias para salas descontaminadas encontram as principais tendências deste sector, contactam com as indústrias nas quais as salas assépticas desempenham um papel fundamental e ficam a par dos mais recentes desenvolvimentos.