Início Notícias Têxtil

Coats lança linhas e fios antivírus

A produtora de linha industriais Coats estabeleceu uma parceria com a HeiQ para incorporar a tecnologia Viroblock da especialista suíça de químicos numa nova gama de linhas e fios especiais antivírus.

[©Coats]

A HeiQ Viroblock está entre as primeiras tecnologias têxteis a comprovarem a sua eficácia em testes laboratorias para o SARS-CoV-2, que causa Covid-19. Mostrou ter uma eficácia de 99,9% em 30 minutos em ensaios realizados no Peter Doherty Institute for Infection and Immunity em Melbourne, na Austrália.

A solução, que é apresentada como não-tóxica e hipoalergénica, utiliza microprata para atrair partículas de vírus em combinação com tecnologia de vesículas para quebrar as membranas do vírus em segundos. A tecnologia de microprata usa prata reciclada para melhorar as credenciais de sustentabilidade, enquanto a tecnologia de vesículas é de base biológica.

A parceria, através da qual a Coats tem acesso exclusivo a nível mundial à tecnologia para utilização em linhas de costura, prevê a colaboração de especialistas no centro de inovação da empresa na Carolina do Norte, nos EUA, para incorporar a tecnologia numa nova coleção de linhas e fios para aplicação em produtos de diferentes aplicações finais.

Tecnologia HeiQ [©Just5]
«A combinação da tecnologia HeiQ Viroblock com o nosso conhecimento em linhas e fios cria uma solução têxtil poderosa para os desafios que vemos hoje em dia», afirma Ronan Cox, presidente de materiais de performance na Coats. «Agora com as linhas e fios da Coats, é até possível que cada ponto de costura que une o tecido tenha o mesmo efeito, não dando hipóteses a microrganismos perigosos», acrescenta Carlo Centonze, cofundador e CEO da HeiQ, que salienta ainda que a tecnologia pode ser aplicada a qualquer tipo de tecido para adicionar eficiência antiviral.

Do têxtil linear ao tridimensional

Just5 [©Just5]
A linha da Coats foi já utilizada na primeira peça de vestuário inteiramente produzida com componentes com tecnologia HeiQ Viroblock, um casaco, batizado Just5, que foi desenvolvido em colaboração com a 2A-Nyguard, a Vagotex e a Sitip.

Embora a HeiQ sublinhe que o tratamento não protege o utilizador contra outras bactérias, a empresa explica que que o casaco estabelece uma «barreira altamente eficaz» para escudar o utilizador de contaminantes.

Além disso, todos os cinco componentes do Just5 – nomeadamente a própria tecnologia HeiQ Viroblock, os fechos zipper da 2A-Nyguard, as linhas de costura da Coats, as malhas de urdidura da Sitip, que são usadas nos punhos, e o tecido da Windtex-Vagotex – estão disponíveis para aquisição individual.