Início Notícias Tecnologia

Coats lança linhas solúveis em água

A empresa lançou a EcoCycle, uma gama de linhas amigas do ambiente que se dissolvem em água, e está agora à procura de marcas e produtores para colaborarem num novo conceito de circularidade que tornará a reciclagem de vestuário mais fácil e eficaz.

EcoCycle [©Coats]

A EcoCycle mantém a sua durabilidade durante a vida útil do vestuário, mas dissolve-se quando lavada numa máquina industrial a 95 ºC, permitindo que a peça de roupa seja desconstruída rapidamente, bastando depois separar os componentes têxteis dos acessórios não-têxteis.

Esta nova linha é um primeiro passo num conceito que deverá não só facilitar a desconstrução de peças de vestuário como tornar o processo de reciclagem mais eficiente em termos de custos.

«Estamos a pedir a players industriais que queiram ter um papel significativo na reciclagem de fim de vida que trabalhem connosco para a integrar [a linha EcoCycle] logo no início do design do vestuário. Juntos podemos melhorar a atual primeira versão do nosso produto EcoCyle para acelerar a circularidade na nossa indústria», afirma Sonya Manolova, diretora de produtos para vestuário e calçado na Coats.

[©Coats]
Segundo a empresa, a indústria têxtil consome cerca de 100 milhões de toneladas de novas fibras por ano e aproximadamente 90% das fibras têxteis acabam por ir para o lixo no final de vida, seja para incineração ou aterros. Apesar de muitas fibras poderem ser reutilizadas, a reciclagem ainda não tem escala na indústria de moda, sobretudo porque a maior parte das peças de vestuário têm vários componentes, sublinha a empresa, acrescentando que o processo de desmantelamento é manual, intensivo em termos de mão de obra e oneroso. «Cerca de 25% do vestuário nunca é usado, com as peças novas a serem colocadas nos guarda-roupas e esquecidas, até serem eventualmente deitadas fora», aponta em comunicado.

Daí a maior relevância deste desenvolvimento. «Como indústria temos de recomeçar nos básicos para conseguirmos a circularidade da cadeia de aprovisionamento. A inovação sustentável vira de cabeça para baixo a conceção e o desenvolvimento do produto, abordando o fim da vida útil antes da forma como se vai produzir», resume Andrew Morgan, diretor de sustentabilidade da Coats.

A produtora britânica tinha já anunciado a EcoCycle no ano passado, quando lançou a linha EcoRegen, uma linha completamente biodegradável e compostável feita com 100% liocel.