A EcoCycle mantém a sua durabilidade durante a vida útil do vestuário, mas dissolve-se quando lavada numa máquina industrial a 95 ºC, permitindo que a peça de roupa seja desconstruída rapidamente, bastando depois separar os componentes têxteis dos acessórios não-têxteis.
Esta nova linha é um primeiro passo num conceito que deverá não só facilitar a desconstrução de peças de vestuário como tornar o processo de reciclagem mais eficiente em termos de custos.
«Estamos a pedir a players industriais que queiram ter um papel significativo na reciclagem de fim de vida que trabalhem connosco para a integrar [a linha EcoCycle] logo no início do design do vestuário. Juntos podemos melhorar a atual primeira versão do nosso produto EcoCyle para acelerar a circularidade na nossa indústria», afirma Sonya Manolova, diretora de produtos para vestuário e calçado na Coats.
Daí a maior relevância deste desenvolvimento. «Como indústria temos de recomeçar nos básicos para conseguirmos a circularidade da cadeia de aprovisionamento. A inovação sustentável vira de cabeça para baixo a conceção e o desenvolvimento do produto, abordando o fim da vida útil antes da forma como se vai produzir», resume Andrew Morgan, diretor de sustentabilidade da Coats.
A produtora britânica tinha já anunciado a EcoCycle no ano passado, quando lançou a linha EcoRegen, uma linha completamente biodegradável e compostável feita com 100% liocel.