Início Arquivo

Colchões à prova de chama

A Zoltek, localizada no Missouri, nos EUA, está a expandir o seu rol de aplicações para a fibra resistente ao fogo Pyron de forma a incluir as categorias dos colchões e mobiliário, para as quais estabeleceu já uma nova parceria com a Legget & Platt. Com um desempenho comprovado nos sectores industrial e automóvel, a Pyron aufere dos duros padrões comerciais destas indústrias e aplica-os em soluções para o lar.

«Ao longo dos anos, muitas aplicações comerciais beneficiaram da inerente resistência ao fogo, baixa condutividade térmica e resistência à corrosão das fibras Pyron da Zoltek», declara Zsolt Rumy, presidente e director-geral da Zoltek. «As nossas competências técnicas no sector comercial permite-nos transferir esta tecnologia em aplicações para o lar. Actualmente, as fibras Pyron oferecem o mesmo nível de resistência, durabilidade e flexibilidade para aplicações como colchões, roupa de cama e outros bens de mobiliário – sofás, cadeiras ou encostos».

As fibras Pyron anti-fogo ultrapassam significativamente os valores recomendados pelas novas normas de flamabilidade americanas. As fibras de poliacrilonitrilo (PAN) estabilizado e oxidado Pyron são idealmente adequadas como barreira à chama e para aplicações resistentes ao calor/químicos em mobiliário e colchões. A fibra é fabricada pela oxidação e estabilização do precursor de PAN através de um processo patenteado. Devido às suas características de alta performance, as fibras Pyron estão agora a ser utilizadas na substituição de outros produtos ignífugos tradicionais, como as aramidas, em vestuário de protecção.

As fibras resistentes ao fogo como as Pyron possibilitam também, aos produtores e designers, uma grande versatilidade no trabalho com outros materiais. A Pyron tem sido misturada, com grande êxito, com outras fibras e encontra-se disponível em vários tipos de produto. Além do mais, oferece uma gama de oportunidades de utilização das fibras PAN oxidadas de forma a maximizar o desempenho e baixar os custos do ciclo de vida para um vasto conjunto de aplicações no lar.

A aplicação das fibras Pyron já é um sucesso, há numerosos anos, no vestuário de protecção e em cadeiras de aviões. Estas fibras apresentam um processamento têxtil especialmente adaptado para os mercados da roupa de cama e mobiliário, além de uma curva tensão/deformação típica de uma fibra têxtil, boa resistência aos químicos e solventes e não-condutividade.

Para consolidar o seu compromisso perante este mercado, a Zoltek encetou uma parceria com a Leggett & Platt, um dos principais fornecedores de componentes utilizados no mobiliário. Neste âmbito, a fibra Pyron será a chave para o desenvolvimento de uma nova família de produtos resistentes à chama, designada PyroGon, concebida para satisfazer os estritos regulamentos de flamabilidade para colchões e roupa de cama. A Legget & PLatt está em pleno processo de registo de patente desta nova família de produtos que apresenta uma performance excepcionalmente boa em teste e desenvolvimento.

A PyroGo, uma avançada mistura de poliéster e fibras Pyron, apresenta as capacidades de isolamento térmico e de prevenção da chama características das fibras Pyron. Quando submetida a uma chama, as fibras de poliéster rapidamente se apartam, liberando uma camada de Pyron inerte que vai absorver e dispersar o calor.

«Esta nova aplicação poderá originar uma procura significativa das fibras Zoltek nos próximos tempos. Só nos EUA, a base anual de vendas é de 20 milhões de colchões», declara Zsolt Rumy. «Estamos animados com o facto da Legget & Platt, o fornecedor nacional que lídera os componentes para colchões, ter seleccionado a nossa fibra como material-chave para uma nova linha de produtos para colchões e roupa de cama. Este é precisamente o tipo de aplicações – pelo preço e pelo volume – em que temos procurado apostar para sustentar o nosso crescimento. Tem um potencial a curto prazo decisivo e que poderá converter-se numa fonte importante de rendimento para a Zoltec num futuro próximo».

A unidade de negócios das fibras de carbono da Zoltek está especialmente focalizada na produção e aplicação das fibras de carbono como material de reforço em materiais compósitos para múltiplos e variados sectores industriais.