Início Notícias Moda

Coletivo da ModaLisboa no Campo de Santa Clara

O Campo de Santa Clara é, nesta edição, o quartel-general da ModaLisboa. Sob o mote Collective e durante quatro dias, a capital irá acolher 24 desfiles, o concurso de jovens designers Sangue Novo e o Check Point, com intervenções de representantes de empresas como a Fabrics4Fashion, a Scoop, a Tintex e a Valérius.

As Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército foram o local escolhido para sede desta edição da ModaLisboa, que se realiza de 10 a 13 de outubro. «Mudámo-nos. Avançámos para aquilo que sempre esteve no nosso ADN e para aquilo que sempre nos entusiasmou e deu razão de ser: olhar para Lisboa, lê-la, senti-la e percebê-la. Trazê-la de volta. Mexer com ela. Deixar que ela mexa connosco. A ModaLisboa já conheceu muitas casas porque a moda já conheceu muitas casas e porque nenhuma das duas é estática. Movemo-nos para diante, com a nossa cidade e o nosso mundo», afirma Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa, na mensagem de boas-vindas. «Esta edição não é só uma alteração de morada, mas um cimentar de relações e visões que nos tornam mais fortes para que consigamos chegar a novos públicos», acrescenta.

Collective foi, por isso, o lema escolhido para esta edição, que inclui 24 desfiles, incluindo designers habituais na ModaLisboa como Dino Alves, Luís Carvalho, Nuno Gama e Ricardo Preto e, repetindo a cooperação com o Portugal Fashion, de Carlos Gil, Luís Onofre e #DecenioAlexandraMoura, que junta a marca Decenio com a designer Alexandra Moura.

Federico Protto

Antes, será a vez dos novos talentos mostrarem o seu trabalho no concurso Sangue Novo. André Santos, Beatriz Julião, Cêlá, Feliciano, Ferencz Borbala (Roménia), Filipe Cerejo, Flávia Brito (Brasil), Francisco Pereira, Inês Manuel Baptista e Louis Appelmans (Bélgica) são os 10 finalistas desta primeira fase, de onde o júri, presidido pelo designer Miguel Flor e composto por Lidija Kolovrat (designer sediada em Lisboa), Veronique Branquinho (designer de moda belga), Adriano Baptista (diretor da revista Fucking Young!) e Danilo Venturi (diretor da Polimoda), irá selecionar seis para passarem à segunda fase do concurso. Cada finalista receberá um prémio monetário de 1.000 euros e apresentará uma nova coleção em março de 2020, onde serão entregues os prémios finais – em 2019, o criador britânico Archie Dickens recebeu o prémio The Feeting Room, Federico Protto foi o vencedor do prémio Melhor Designer Internacional e irá apresentar uma nova coleção na plataforma Workstation nesta edição da ModaLisboa, e Carolina Raquel arrecadou o prémio ModaLisboa para Melhor Designer Nacional.

Pensar a sustentabilidade

O programa da ModaLisboa abre, contudo, com as Fast Talks, que terão como tema Fashion & Positive Impact. No Mercado de Santa Clara estarão Alfredo Orobio, fundador do coletivo Awaytomars, Carolina Alvarez-Ossorio, diretora de comunicação e marketing da marca de moda sustentável Ecoalf, Eva Geraldine Fontanelli, fundadora e CEO da Goooders, que reúne marcas sustentáveis, e Patrick Duffy, fundador da consultora Global Fashion Exchange, que irão debater o impacto positivo que a moda pode ter nos comportamentos e atitudes dos consumidores em termos de sustentabilidade.

Ao longo dos últimos três dias há ainda lugar para workshops de alfaiataria com o alfaiate Ayres Gonçalo, da Ayres Bespoke Tailor, e os micro-workshops “Responsabilidade: A Diferenciação na Indústria Têxtil Portuguesa”, com a intervenção de César Araújo, administrador da Calvelex, que detém a tecidoteca Fabrics4Fashion, Ana Silva, diretora de sustentabilidade da Tintex, Daniel Mota Pinto, diretor de estratégia e desenvolvimento da Scoop, e Patrícia Ferreira, business development manager da Valérius.

Calendário de desfiles

5.ª feira, 10 de outubro
18h00  Fast Talks |Mercado de Santa Clara

6.ª feira, 11 de outubro
18h00 Sangue Novo
19h30 Happening by Apiccaps Jardim Laranjeiras
20h00 HIBU | LAB
21h00 STONERS By Colisão Studios X Assimagra
22h00 Valentim Quaresma
23h00 Awaytomars

Sábado, 12 de outubro
14h30 Nuno Gama
15h30 Imauve | LAB
16h15 João Magalhães | LAB
17h00 Patrick de Pádua | Powered by Ambitious
18h00 Ricardo Preto
19h00 #DecenioAlexandraMoura | Powered by Portugal Fashion
20h00 Aleksandar Protic
21h30 Luís Onofre | Powered by Portugal Fashion
22h30 Ricardo Andrez
23h30 Dino Alves

Domingo, 13 de outubro
14h00 Olga Noronha * Coletivo 284 | Off Location
15h00 Carolina Machado | LAB | Panteão Nacional
16h00 Constança Entrudo | LAB
17h00 Duarte | LAB
18h00 Gonçalo Peixoto | LAB
19h00 Kolovrat
20h00 Carlos Gil | Powered by Portugal Fashion
21h00 Luís Carvalho