Início Destaques

Como atingir a ecoeficiência

A sustentabilidade dos equipamentos usados na produção de têxteis e vestuário é cada vez mais uma preocupação das empresas. A Lusitar e a Kornit Digital, que em Portugal é distribuída exclusivamente pela Tajiservi, têm algumas soluções que poderão ajudar a ITV no caminho da ecoeficiência.

A Lusitar é especialista em soluções e instalação de sistemas integrados de energia e ambiente, com capacidade para analisar as necessidades, projetar uma solução, implementá-la e fazer a manutenção, explica na publirreportagem Ecoeficiência, publicado na edição de abril de 2022 do Jornal Têxtil. Entre as áreas de atuação estão as salas limpas, aspiração e transporte pneumático, laboratórios e despoeiramento e controlo ambiental de tecelagens.

Já a Kornit Digital destaca a produção on-demand, os consumíveis neutros em carbono, a aprovação GOTS e a certificação Oeko-Tex Passport. «O processo de produção têxtil digital sustentável e on-demand da Kornit, com sistema de pré-tratamento integrado patenteado, possibilita aos produtores criar qualquer tipo de imagem sem limites apenas com o clique de um botão, com as tintas NeoPigment (desenvolvidas pela Kornit), compatíveis com diversos tipos de têxteis, para impressões de custo baixo e consistente. Este sistema está disponível para impressão peça a peça e em rolo, e com tecnologias inovadoras», refere na publirreportagem. O processo, que evita a produção em excesso, deverá nos próximos quatro anos, segundo a Kornit Digital, permitir poupar 4,3 triliões de litros de água, 17,2 biliões de quilogramas em emissões de gases com efeito de estufa e evitar a produção de 1,1 biliões de peças desnecessárias.

Distribuída em Portugal em exclusivo pela Tajiservi, a Kornit Digital revela ainda o caso de sucesso da Calvi com a introdução dos equipamentos da empresa.

Soluções para conhecer em mais detalhe na publirreportagem Ecoeficiência, que pode ler na edição de abril de 2022 do Jornal Têxtil.