Início Notícias Calçado

Comunicação da Micam premiada

A campanha de comunicação da feira italiana de calçado venceu a medalha de ouro nos ICMA International Creative Media Award para melhor projeto de redes sociais em 2020. O terceiro capítulo da Micam in Wonderland será desvendado com a próxima edição, que se realiza de 21 a 23 de março.

Micam - março 2021 [©Micam]

A campanha foi preparada pela MM Company com participação da Laureri Associates e usa uma «abordagem irónica e um mundo metafísico de conto de fadas para reinterpretar alguns dos momentos mais significativos dos mais conhecidos e mais universais contos de fadas numa série de fotos e de vídeos», explica a Micam em comunicado.

A ideia estreou na edição de fevereiro de 2020 e recebeu a hashtag #micamtales, dando origem a uma coleção de contos de fadas mas com toque contemporâneo. O primeiro foi Micam in Wonderland, uma transposição surreal do conhecido conto de fadas de Lewis Carroll, que se apresenta em três capítulos.

No primeiro capítulo, a personagem central encontra-se fechada num quarto, num cenário que inclui uma multitude de elementos e detalhes que evocam a história original, como os biscoitos “come-me” e as garrafas “bebe-me” usadas em todos os caterings da Micam.

Micam – setembro 2020 [©Micam]
No segundo capítulo, em setembro de 2020, os convidados passaram para o exterior, onde foi colocado o banquete que foi o tema da campanha de comunicação e onde ocorreu uma série de eventos divertidos: Alice bebeu chá na companhia de um coelho branco, o único convidado da festa, que foi, de certa forma, um fracasso, apesar da preparação cuidada.

No terceiro capítulo, que será mostrado na edição de março de 2021, o foco muda para um grande jardim, onde Alice se vê na obrigação de fazer uma experiência bizarra, quer queira ou não. Numa série de cenas irónicas, pinta rosas brancas de vermelho, por ordem da rainha.

Feira híbrida

Agendada para 21 a 23 de março na Fieramilano (Rho), a Micam, que se realiza em paralelo com a Homi, a Mipel, a TheONE Milano e a Lineapelle, «está pronta para servir um mercado que está a responder com resiliência, procurando dar o espaço certo para todos os sectores da indústria», refere, em comunicado, a Assocalzaturifici, responsável pela organização do certame. «Nesta altura de grande mudança, a Micam reinventou-se, representando-se com ironia e imaginação e obtendo muita aprovação e consenso», destaca.

Micam – setembro 2020 [©Micam]
Entre a reinvenção está a Micam Digital Show, a plataforma digital B2B lançada em setembro, que regressa de 22 de fevereiro a 22 de abril, com a oferta para o outono-inverno 2021/2022. Na primeira edição, contou com mais de 150 marcas e 2.500 visitantes únicos. «Tem havido um grande impulso para este novo paradigma de feiras híbridas como resultado de uma situação complexa causada pela pandemia, que trouxe o melhor de todos nós à medida que respondemos a novos desafios», considera a Assocalzaturifici.

A próxima edição da feira de calçado contará ainda com o regresso da Micam X, com um programa paralelo de eventos e conferências com o objetivo de «oferecer um novo estímulo para o comércio sob os quatro pilares subjacentes ao conceito: arte, moda, herança e futuro; tendências e materiais; sustentabilidade; e o futuro do retalho.