Início Destaques

Conferência debate papel da moda nas cidades

“Formação na Moda & Regeneração Urbana” é o tema da conferência que junta, no dia 2 de dezembro, especialistas dos EUA, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido para debater como a moda pode ser um forte aliado no desenvolvimento das cidades.

A conferência internacional, que, mediante inscrição, poderá ser assistida presencialmente, na Alfândega do Porto, ou online através da plataforma Zoom, pretende mostrar como a moda e o seu ensino podem dinamizar a vida das cidades e contribuir para a regeneração urbana.

Organizada pelo CENIT no âmbito do projeto ModaPortugal, a conferência reúne especialistas de organizações como a Parsons The New School e a California College of the Arts, dos EUA, o London College of Fashion, Fashion Roundtable, Fashion District e University of the Arts London, do Reino Unido, Politecnico di Milano e Lottozero – Center for Textile Design, Art and Culture, de Itália, ISEM Fashion Business School, de Espanha, e Borås Ink, da Suécia.

«O CENIT tem procurado, nas diversas conferências que organizou ao longo dos anos, promover o debate sobre temas de forte importância para a indústria da moda, assim como para o país», afirma Luís Figueiredo. «O empreendedorismo e formação de jovens designers, mas também de todos os outros intervenientes no processo de criação, produção e marketing é um dos temas fundamentais para levar esta indústria e as nossas cidades para um outro nível no universo da moda. Os reputados oradores que conseguimos reunir nesta conferência, com experiências riquíssimas e variadas, darão, certamente, contributos importantes para que a indústria da moda nacional possa também ela ser uma referência na vida dos centros urbanos e tornar-se num polo de dinamização turístico e económico», explica o presidente do CENIT.

Três tópicos em debate

O primeiro painel, agendado para as 14h30, terá como tema a inovação e a educação na moda. Moderado por Isabel Cantista, professora universitária e fundadora da Global Fashion Conference, terá como protagonistas Teresa Sábada, reitora da ISEM Fashion Business School, de Espanha, Lynda Grose, professora de design de moda e estudos críticos na California College of the Arts, dos EUA, e Paola Bertola e Angelica Vandi, respetivamente diretora e investigadora do centro de investigação Fashion in Process do Instituto Politecnico di Milano, de Itália.

O segundo painel será dedicado ao empreendedorismo na moda, abordando os desafios e as oportunidades no futuro. Rhea Alexander, diretora e fundadora do Parson Elab, da Parsons the New School, nos EUA, David Luquin, professor do mestrado de administração do negócio da moda na ISEM, Stefan Dinér, CEO da Borås INK, da Suécia, e Elena Ianaselli, diretora de design de moda e sustentabilidade no centro de investigação de design têxtil, arte e cultura Lottozero, de Itália, serão os intervenientes, num debate moderado por Graziela Sousa, doutorada em empreendedorismo na moda e professora na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

César Araújo

O último debate terá como oradores Tamara Cincik, CEO e fundadora da Fashion Roundtable, do Reino Unido, Yesenia San Juan, diretora de relações internacionais da unidade dedicada às cidades criativas da University of the Arts London, do Reino Unido, Emily Webster, diretora de comunidade do cluster Fashion District de Londres, também do Reino Unido, e Ricardo Valente, vereador da câmara municipal do Porto, que irão abordar a relação da moda e das cidades e como a indústria da moda pode melhorar a regeneração urbana, num painel moderado por Ana Roncha, diretora do mestrado de marketing estratégico de moda do London College of Fashion.

A sessão será encerrada por volta das 18h30 por César Araújo, presidente da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção.

À noite, também na Alfândega do Porto, terá lugar a final do concurso europeu de jovens designers e a entrega dos Prémios de Excelência Empresarial.