Promovida pela ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal e CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, a conferência vai realizar-se presencialmente na Real Companhia Velha, mas, também devido às limitações de lotação, terá transmissão em direto nas redes sociais das diferentes associações.
O ponto de partida é o momento atual, depois do confinamento e da pandemia, ainda em curso, que está a afetar a economia – segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a recessão em 2020 deverá atingir os 4,9%, com uma recuperação mais lenta do que o esperado inicialmente para o próximo ano.
«O momento em que vivemos impõe novas respostas e novas metodologias de trabalho. Em curso está uma transição digital que importa ser potenciada pelas empresas a vários níveis da sua atividade», sublinham as organizações.
A conferência, com início marcado para as 15 horas, começa com a apresentação dos projetos em curso das associações, com especial enfoque para as atividades desenvolvidas na área do digital, e prossegue com a exposição de casos práticos.
O primeiro a intervir será Luís Russo, CEO da Overcube, que revelará o progresso do projeto, um marketplace online dedicado ao calçado, lançado pelo grupo Kyaia em 2018.
Seguir-se-á Gonçalo Cruz, cofundador da Platforme, uma empresa criada em 2017 e participada por José Neves, da Farfetch, e Paula Amorim, do Grupo Amorim, que destacará as ações que está a implementar para a fileira da moda, nomeadamente em matéria de desenvolvimento digital e personalização dos produtos.
Por último, Ricardo Figueiredo, administrador da Impetus, irá abordar a estratégia digital da empresa especialista em roupa interior.
O encerramento, previsto para as 17 horas, estará a cargo do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.