Início Destaques

Conferência debate transição digital na moda

A estratégia digital da Impetus, a evolução do Overcube e as ações para a fileira da moda da Platforme estarão em destaque na conferência “Transição Digital na Indústria da Moda”, que se realiza amanhã, 17 de setembro, num evento onde as associações do vestuário, calçado e joalharia vão ainda revelar os seus projetos neste domínio.

Promovida pela ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal e CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, a conferência vai realizar-se presencialmente na Real Companhia Velha, mas, também devido às limitações de lotação, terá transmissão em direto nas redes sociais das diferentes associações.

O ponto de partida é o momento atual, depois do confinamento e da pandemia, ainda em curso, que está a afetar a economia – segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a recessão em 2020 deverá atingir os 4,9%, com uma recuperação mais lenta do que o esperado inicialmente para o próximo ano.

«O momento em que vivemos impõe novas respostas e novas metodologias de trabalho. Em curso está uma transição digital que importa ser potenciada pelas empresas a vários níveis da sua atividade», sublinham as organizações.

A conferência, com início marcado para as 15 horas, começa com a apresentação dos projetos em curso das associações, com especial enfoque para as atividades desenvolvidas na área do digital, e prossegue com a exposição de casos práticos.

O primeiro a intervir será Luís Russo, CEO da Overcube, que revelará o progresso do projeto, um marketplace online dedicado ao calçado, lançado pelo grupo Kyaia em 2018.

Seguir-se-á Gonçalo Cruz, cofundador da Platforme, uma empresa criada em 2017 e participada por José Neves, da Farfetch, e Paula Amorim, do Grupo Amorim, que destacará as ações que está a implementar para a fileira da moda, nomeadamente em matéria de desenvolvimento digital e personalização dos produtos.

Por último, Ricardo Figueiredo, administrador da Impetus, irá abordar a estratégia digital da empresa especialista em roupa interior.

O encerramento, previsto para as 17 horas, estará a cargo do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.