Início Notícias Tendências

Conforto define os artigos mais procurados em 2020

A imprevisibilidade de 2020 afetou todos os aspetos da vida quotidiana, incluindo as preferências dos consumidores, que mudaram com a crise pandémica. O relatório “Year Fashion 2020” da Lyst desvenda os 10 artigos mais pesquisados, onde a palavra de ordem foi descontração.

Off-White [©Sourcing Journal]

A plataforma de pesquisa de moda global revelou que, num ano em que a estética dos velhos tempos foi despertada com a tendência cottagecore, o estilo mais descontraído e de lazer passou a fazer parte do primeiro plano para os consumidores. A situação provocada pelo novo coronavírus ativou o modo sobrevivência e exigiu o uso de máscaras de proteção, gerando, também, a eleição acentuada de couro durável e produtos fabricados de forma sustentável.

A máscara facial da Off-White conquistou o primeiro lugar nas pesquisas dos consumidores da Lyst. A procura pelo equipamento de proteção com o logótipo da marca americana desencadeou, no início do ano, um aumento de 496% nas pesquisas realizadas de janeiro a março, revela a Lyst no relatório. Já as máscaras, de uma forma geral, tornaram-se um acessório obrigatório em todo o mundo, o que ditou um aumentou de 502% nas pesquisas face ao ano anterior.

Telfar [©Sourcing Journal]
A colaboração com nomes como Valentino e Rick Owens, aliado ao fator conforto, elevou o perfil da sandália Arizona da Birkenstock que lhe valeu o segundo lugar no pódio da Lyst. O icónico chinelo unissexo, conhecido pelas alças duplas, verificou um crescimento de 225% nas pesquisas durante o segundo trimestre de 2020, uma vez que, durante esse período, os compradores estavam à procura de calçado fácil de colocar, simplesmente para estarem em casa.

Quando o editorial da The Cut sobre a Telfar apelidou o saco de compras de couro falso da marca como “Bushwick Birken” em janeiro, os consumidores tiveram em mente o preço acessível da bolsa, entre 150 e 257 dólares (cerca de 182 a 311 euros), o design unissexo e a designer influente Telfar Clemens para converter o saco de compras no terceiro artigo mais pesquisado na plataforma. O stock limitado da bolsa também ajudou a disparar a busca, noticia o Sourcing Journal.

As pesquisas pela bolsa aumentaram 163% de semana para semana, depois da congressista Alexandria Ocasio-Cortez ter destacado a marca no Instagram, tendo também recebido o selo de aprovação de Oprah, passando a fazer parte da lista de “coisas favoritas” da personalidade para as férias.

Escape fundamental

No que diz respeito à procura por vestuário confortável, a Nike foi a marca de eleição. De acordo com a Lyst, a gigante de vestuário desportivo registou o maior aumento nas pesquisas de sportswear. Ainda que os ténis da Nike estejam normalmente entre as preferências, o produto mais consumido pelos compradores em 2020 foram as calças de corrida, que atingiram um pico anual de 213%, posicionando-se, assim, no quarto lugar da tabela de pesquisas.

H&M [©H&M]
O verão trouxe uma abundância de vestidos ao mercado, visto que os consumidores sentiram necessidade de abandonar as camisolas e as calças de fato de treino. Definidos por uma silhueta leve, os vestidos de popeline e os detalhes cottagecore, como decotes quadrados e estampados florais, conferiram o escape fundamental para a vida dos consumidores. Segundo a Lyst, os vestidos com mangas balão da H&M ficaram em quinto lugar.

Na sexta posição das preferências está o vestido de malha verde da House of Sunny, que se tornou uma sensação depois de ter sido fotografado pelas celebridades Kendall Jenner e Bella Hadid. O auge da procura pela marca voltada para a sustentabilidade foi evidenciado de maio a julho.

Maior recetividade e dividir opiniões

À medida que os consumidores ficaram mais recetivos a novas formas e feitios de loungewear, os boxer shorts conheceram um aumento nas pesquisas no segundo trimestre. O mais buscado foi um da Prada, que ficou em sétimo lugar, com mais de 10 mil visualizações nas páginas nos últimos seis meses.

Crocs [©The Today Show]
As Crocs continuaram a desafiar os críticos de moda, por ser o calçado predileto de 2020, já que as pesquisas mensais por este artigo chegaram às 135 mil, com o pico observado na primavera. As Crocs com espuma EVA sofrera várias remodelações, com uma série de colaborações que incluem Vera Bradley, Peeps e KFC. O cantor Justin Bieber será o próximo contribuidor criativo para a marca tão controversa.

The Frankie Shop [©The Frankie Shop]
Também a dividir opiniões no mundo da moda, os chinelos e as botas da Ugg afirmaram-se com o nono lugar. «Os chinelos e as botas confortáveis ​​da Ugg são alguns dos produtos mais pesquisados ​​da marca, que acumulam 201.000 e 90.500 pesquisas mensais em média, respetivamente», salienta a Lyst.

Por último e na décima posição na lista de pesquisas, encontra-se a camisola de ombreiras EVA sem mangas da The Frankie Shop. O modelo da camisola fez com que a marca se tornasse num it, inspirando muitas cópias na indústria de fast-fashion, por parte da Mango, Zara, Asos e muitas mais insígnias.