Início Arquivo

Congresso Americano reforça financiamento para a ITV

O Congresso dos EUA estipulou uma verba de 13 milhões de dólares para apoiar o National Textile Center (NTC). Com o objectivo de tornar a indústria têxtil norte-americana mais competitiva em termos mundiais, os fundos destinam-se à investigação e encontram-se previstos no orçamento de estado para 2006. Trata-se do mais elevado montante de fundos que o NTC alguma vez recebeu e representa um aumento na ordem dos 30% em relação ao valor registado no ano fiscal anterior.

Durante os últimos quatro anos, os fundos, entregues ao NTC através do Departamento do Comércio dos EUA, cifraram-se no valor anual de 10 milhões de dólares. Com o valor adicional de 3 milhões de dólares para o ano fiscal 2006, o NTC vai conseguir financiar cerca de 15 a 20 novos projectos de investigação em novas fibras e novos têxteis, para além de manter os financiamentos dos actuais 46 projectos que se encontram em desenvolvimento. Muitos destes projectos estão relacionados com a segurança interna dos EUA, biotecnologia, electrónica e outras tecnologias relevantes. Uma parte dos fundos vai ser utilizada em programas de formação ligados a fibras e têxteis, como no caso de estágios e bolsas para investigadores.

O NTC é um consórcio de investigação formado por oito universidades norte-americanas, nomeadamente: Auburn, Clemson, Cornell, Georgia Tech, Philadelphia, North Carolina State, University of California Davis e University of Massachusetts Dartmouth. Os programas de investigação abrangem o sector têxtil e de vestuário de forma completa, desde as fibras aos retalhistas.

Desde a sua fundação em 1990 o NTC produziu mais de 300 milhões de dólares de desenvolvimento económico, originou seis novas empresas, 11 programas de transferência de tecnologia financiados pela indústria, mais de 70 patentes e aplicações, registos de direitos de autor e comunicações de invenção. O NTC concluiu mais de 150 projectos de investigação e formou mais de 1.600 estudantes, originando mais de 2.000 publicações e apresentações.