O género feminino é hoje um público prioritário dos retalhistas, beneficiando de espaços exclusivos, que procuram complementar uma oferta tradicional com atividades especialmente direcionadas para este público. Os grandes armazéns adotam esta tendência, criando secções especializadas na exposição e venda de calçado desportivo, congregando marcas de design e conceitos de merchandising inovadores (ver Corrida à sapatilha – Parte 1).

As colaborações entre marcas de calçado desportivo e designers de moda emergem como uma forma de estimular os consumidores e divulgar a marca num mercado saturado e em rápida mudança. Resultam, também, numa forma de aproximação ao mercado de luxo e, para os designers, um meio de beneficiarem dos conhecimentos técnicos das marcas. Atualmente, assiste-se à estreia de espaços comerciais inteiramente dedicados a estas colaborações, indiciando uma popularidade crescente deste conceito.

Os retalhistas estão, também, a repensar o estilo e o design dos seus espaços comerciais, incorporando bares e estruturas de lazer que potencializam o tempo de permanência em loja, organizando eventos e instalações de arte, associados a uma consciência de decoração mais clássica, capaz de atrair o consumidor sofisticado.

Espaços multifuncionais

A conveniência e rapidez das plataformas de e-commerce obrigam a um esforço suplementar por parte dos retalhistas no desenvolvimento de estratégias que permitam aumentar o tráfego nos espaços físicos das marcas, assim como o tempo de permanência em loja. Os retalhistas de calçado desportivo procuram ultrapassar a mera fisicalidade do produto, proporcionando momentos de lazer e entretenimento nos seus espaços de retalho, incentivando a afluência de clientes e o aumentando o tempo despendido em loja.

A nova loja de calçado desportivo DOE, em Xangai, é um exemplo dessa tendência, incorporando um bar e uma área de descanso no espaço comercial. A marca americana Converse promove a realização de atuações musicais e eventos nos seus espaços comerciais e inaugurou recentemente uma loja de referência em São Francisco, no estado americano da Califórnia, que constitui o maior espaço comercial da marca até ao momento. Assemelhando-se a uma galeria de arte, estão expostas diversas coleções de luxo da Converse, intercaladas com peças de artistas locais, que materializam a tendência crescente da arte associada ao retalho.

A nova loja da Adidas em Moscovo incorpora um conceito similar. O piso superior, dotado de uma sala de projeção, sofás em couro e um bar, recebe eventos especiais. Atualmente em exposição encontra-se uma coleção vintage da linha Superstar dos arquivos da Adidas, assim como modelos raros de coleções privadas da marca.

Design inovador

Novos conceitos de design têm emergido entre as tendências que marcam as lojas de calçado desportivo, procurando conceder a estes espaços um estilo mais clássico e elitista, afastando-se do tradicional conceito de moda urbana. A marca japonesa de vestuário masculino SOPH inaugurou uma loja de calçado desportivo, em Harajuku, inspirada na disposição de uma sala de estar. O espaço central é ocupado por uma área de estar, decorada com sofás, mesas de apoio e adornos dispostos sobre prateleiras de madeira e nichos, assim como uma estante de livros, simulando um espaço doméstico tradicional.

A nova loja polaca da Run Colours combina o velho com o novo, usando arcas e móveis antigos como suportes na disposição de modelos contemporâneos de sapatilhas, com dois sofás clássicos no centro do espaço comercial. A marca italiana de calçado desportivo Ruco Line inaugurou uma nova loja em Roma, adotando um conceito de disposição flexível do layout, que permite, de forma inovadora, destacar o produto, assim como alterar o merchandising com regularidade. O espaço inteiramente branco é dotado de um sistema de expositores mutável, no qual os sapatos são expostos de forma criativa ou surgem pendurados do teto.

Parceria em loja

As colaborações entre marcas de calçado desportivo e designers têm crescido em popularidade, acompanhando a procura crescente por modelos exclusivos e edições limitadas. No ano passado, a Adidas inaugurou o primeiro espaço comercial independente dedicado à divisão da marca Sport Style, que congrega as parcerias de moda estabelecidas pela marca. A loja de Chicago disponibiliza coleções exclusivas resultantes de colaborações com Raf Simons, Rick Owens, Yohji Yamamoto, Stella McCartney e Opening Ceremony, entre outros. De igual forma, a Concepts abriu um novo espaço comercial em Nova Iorque, destinado exclusivamente às colaborações da marca.

A inauguração da loja foi marcada pela apresentação da parceria com a marca desportiva New Balance, através do lançamento do modelo de calçado desportivo Rosé 997.