Início Notícias Moda

Cortiça na moda

Tida como uma joia da economia portuguesa, a indústria corticeira tem vindo a expandir a cortiça para outras gamas de produtos além do sector vinícola. De forma a valorizar este produto, o município de Coruche promove a 5.ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade nas categorias “Design e Novos Produtos da Cortiça” e “Moda”.

[©Município de Coruche]

O Montado de Sobro e Cortiça, projeto do município de Coruche, abriu as candidaturas para a 5.ª edição do seu concurso de Ideias e Criatividade. A concurso estão duas categorias: “Design e Novos Produtos da Cortiça” e “Moda”.

A iniciativa, que pretende impulsionar abordagens empreendedoras, criativas e inovadoras de valorização do montado de sobro, dos seus recursos endógenos e do seu principal e mais reconhecido produto – a cortiça –, busca ir mais longe nos capítulos da inovação e da sustentabilidade.

[©Montado de Sobro e Cortiça]
«A forma de fazê-lo passa pelo reconhecimento de projetos inovadores que demonstrem ter potencial para produzir um efeito impulsionador na dinamização do Montado de Sobro e Cortiça – projetos que sensibilizem para a importância e para a singularidade do Montado de Sobro e que se assumam como ideias empresariais com potencial para o desenvolvimento económico do território. Do concurso constitui-se uma bolsa de ideias de negócio focadas na promoção e na valorização do Montado de Sobro e da Cortiça», lê-se no site do Montado de Sobro e Cortiça.

O concurso desenvolve-se em três fases, sendo que o período de candidaturas decorre até 23 de março de 2022 na categoria “Moda” (coordenados e calçado) e até 26 de abril de 2022 na categoria “Design e Novos Produtos da Cortiça”.

O apuramento de finalistas na categoria “Moda” será revelado até dia 3 de abril para que se produzam coordenados e calçado em cortiça para apresentação, em data a anunciar, no âmbito do Coruche Fashion Cork, na FICOR – Feira Internacional da Cortiça. Já na categoria “Design e Novos Produtos da Cortiça”, até 14 de maio serão definidos os projetos a apresentar no Observatório do Sobreiro e da Cortiça a 18 de junho. O prémio final é de 750 euros para os vencedores de cada uma das categorias e subcategorias em “Moda”.

As normas de participação e a ficha de inscrição do Concurso de Ideias e Criatividade encontram-se disponíveis no site do Montado de Sobro e Cortiça.

[©Montado de Sobro e Cortiça]