Início Arquivo

Cultura e práticas da competitividade em Colóquio

A Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) realizou, no passado dia 9, o seu 30º Colóquio Nacional da Qualidade subordinado ao tema «Competitividade: Cultura e Práticas». Este colóquio incluiu sessões plenárias, mesas redondas, visitas a empresas e workshops que se debruçaram sobre a problemática da competitividade nas suas diversas vertentes e contou com a participação de oradores e moderadores convidados de grande prestígio.

De realçar que o presidente do Instituto Português de Qualidade (IPQ), Jorge Marques dos Santos, afirmou que «Portugal enfrenta uma enorme tarefa para introduzir uma cultura de inovação, já que apenas um quinto dos portugueses se sentem atraídos por novos produtos ou serviços». Também defendeu a cultura da inovação, que deverá estar ligada à prática da qualidade e que não está devidamente enraizada. Apresentando dados do último euro barómetro, aquele responsável afirmou que só 57% da população europeia se sente atraída por produtos inovadores, situando-se os valores mais baixos na Grécia (22%), Chipre (21%) e Portugal (20%).

Também a presidente da APQ considerou «a inovação e rapidez como ligadas à competitividade, sendo a inovação crucial no desenvolvimento de novos produtos».