Início Notícias Retalho

David Catalán convidado pelos Torcato

Porque o inverno pede resguardo entre quatro paredes, a coleção de David Catalán dedicada à estação pediu a casa emprestada a Júlio e Inês Torcato. O corner da marca epónima do jovem designer já pode ser explorado na loja da dupla, no Porto.

David Catalán, o jovem designer espanhol que tem feito da plataforma Bloom do Portugal Fashion uma verdadeira rampa de lançamento internacional mostra que, de Espanha, há bom vento e bom casamento.

O talento emergente na categoria de menswear passou pelos corredores da ESAD antes de integrar a turma do Bloom. Na última edição do certame, David Catálan inovou ao disponibilizar a coleção apresentada imediatamente para pré-encomenda na plataforma online Minty Square, aderindo ao modelo de negócio ver agora/comprar agora (ver Dia de aulas começa de elétrico).

Como inquilino de Júlio e Inês Torcato, David Catalán vem adicionar um novo ponto de venda, o segundo na cidade do Porto, à rede de retalho.

O espaço intimista no número 118 da Rua Sacadura Cabral, assinado pelo arquiteto José Carlos Nunes de Almeida, foi inaugurado a 21 de janeiro e está dividido em três áreas: uma alberga a coleção de Júlio Torcato, outra é dedicada à marca Inês Torcato e a terceira está preparada para receber os clientes do atendimento personalizado.

«Estamos satisfeitos com o novo ponto de venda, achamos que foi uma boa aposta», confessou recentemente Júlio Torcato ao Portugal Têxtil (ver A economia condiz com a moda?).

Nesta parceria é disponibilizado um corner para David Catalán expor uma seleção de peças da sua coleção dedicada ao outono-inverno 2017/2018, inspirada na vida noturna dos anos 1990.

O designer espanhol revisitou o ambiente obscuro das casas noturnas de Nova Iorque e do Reino Unido, retratado em filmes como “Go” (1998) ou “Human Traffic” (1999), assim como o advento da música eletrónica e o estilo de vida frenético que lhe é associado.

Na coleção destaca-se o cruzamento da alfaiataria tradicional com o tricot, o jacquard e o denim.

Não obstante, David Catalán não será o único designer recebido pelos anfitriões do espaço da Rua Sacadura Cabral. A cada estação, a dupla criativa composta por pai e filha procura promover uma marca diferente no corner.

David Catalán conta atualmente com um total de cinco pontos de venda, dentro e fora das fronteiras nacionais – Júlio Torcato / Inês Torcato Store, Porto, Scar-ID, Porto, Amen Concept Store, Madrid, Wanderer, Madrid e Tictail Market, Nova Iorque.

Aos pontos de venda físicos junta-se o portal de comércio eletrónico da marca e uma presença ativa nas redes sociais – trabalhada através de alianças com rostos conhecidos nas redes, como contou David Catalán ao Portugal Têxtil (ver Designers sem fronteiras).

«Tentamos fazer colaborações com bloggers e com influenciadores, sendo que as peças mais extravagantes são as que acabam em editoriais e são vendidas mais depressa», destacou o designer nos bastidores da última edição do Portugal Fashion.