Início Notícias Marcas

Decenio troca de mãos

Num negócio cujos detalhes estão ainda no segredo dos deuses, a Decenio, marca do grupo Ricon que conta atualmente com nove lojas próprias em Portugal, passou para a alçada da Têxtil Cães de Pedra, a mesma empresa que em 2007 comprou a Lion of Porches.

A informação em relação ao negócio ainda é escassa, mas a Decenio estará atualmente sob gestão da Têxtil Cães de Pedra, sediada em Guimarães. Apesar de nenhum responsável do Grupo Ricon nem da Têxtil Cães de Pedra ter prestado declarações, o pedido de contacto realizado pelo Portugal Têxtil para a Decenio ao Grupo Ricon foi reencaminhado para a empresa vimaranense.

A Decenio, que segundo o seu website, detém 22 pontos de venda em Portugal, junta-se assim à Lion of Porches, que foi comprada em 2007 pela Têxtil Cães de Pedra e desde então tem vindo a expandir-se internacionalmente, contando atualmente com 37 pontos de venda monomarca em Portugal, 10 em Espanha, um em França, três em Angola e um em Moçambique, assim como distribuição em lojas multimarca noutros mercados, como a Suíça.

Com um modelo de negócio que inclui lojas próprias e franchisadas, a Lion of Porches conta ainda com vendas online para Portugal. Segundo o website do Grupo Ricon, a Decenio é «reconhecida no sector como uma marca de sucesso», tendo como clientes «pessoas com um estilo de vida urbano e cosmopolita, formal mas simultaneamente moderno e atento às tendências».

O website do grupo avança ainda que «este projeto está consolidado no mercado interno e está a começar o seu processo de internacionalização nos mercados espanhol, russo e angolano». O Grupo Ricon, que produz vestuário em private label para marcas como Paul Smith e Massimo Dutti, detém ainda a representação da Gant e a licença das marcas italianas de vestuário de luxo Henry Cotton’s e Jacob Cohen. A Lion of Porches, por seu lado, representa 90% do volume de negócios da Têxtil Cães de Pedra, que mantém ainda a vertente industrial.