Início Arquivo

Desfibras é excelente

Desfibras, empresa de transformação de fibras sintéticas, foi galardoada  pela quinta vez consecutiva com o prémio de PME Excelência, estando a preparar-se para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental com vista à obtenção da certificação nesta área até final do corrente ano. A empresa especializou-se na transformação de cabo de Acrílico e de cabo de Poliester em Top Acrílico e Top Poliester.

 

Neste processo de transformação, com a designação “Tow to Top”, o cabo de filamentos de fibras contínuas (Tow) é transformado em filamentos de fibras descontínuas (Top),de forma a serem estirados e fiados. Desenvolvendo a sua actuação numa das primeiras fases da fileira têxtil, possui a responsabilidade de que a qualidade dos seus produtos irá influenciar significativamente a qualidade das subsequentes fases da actividade têxtil.

 

Tendo iniciado a sua actividade em 01 de Julho de 1985, a Desfibras atingiu neste primeiro ano uma produção de 3900 toneladas e um volume de facturação de 150.000 contos. Em 1999, a Empresa avançou para a conquista do mercado externo, iniciando relações comerciais com o mercado espanhol e italiano, representando actualmente o mercado externo já cerca de 40% do seu volume de facturação que ascendeu no ano 2000 a 1,5 milhões de contos, com uma produção de 7000 toneladas.

 

A empresa conta actualmente com cerca de 70 trabalhadores. Refira-se que, a empresa surgiu durante a difícil década de 80 e foi graças a um elevado esforço empresarial, a uma constante preocupação de modernização da empresa e ao aumento gradual da qualidade que se tem conseguido afirmar no mercado. Neste contexto, a Desfibras tem sido galardoada  desde 1996 até hoje com o estatuto de PME Excelência, atribuído pelo IAPMEI.

 

A 30 de Julho de 1999, a empresa obteve a Certificação pela norma NP EN ISO 9002 do seu Sistema de Garantia da Qualidade, sendo a primeira empresa certificada da cidade da Covilhã.

 

 A certificação foi apenas o primeiro passo de um processo com objectivos orientados para a Gestão pela Qualidade Total. Estão em curso alguns projectos em diferentes áreas, com os quais a empresa pretende introduzir e implementar melhorias e novas metodologias que venham contribuir para um melhor desempenho e funcionamento interno.

 

Um dos projectos em curso é o da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma NP EN ISO 14001, sendo objectivo da empresa obter a Certificação Ambiental ainda este ano de 2001. A Desfibras acredita que a protecção do ambiente é uma prioridade, comprometendo-se a desenvolver a sua actividade definindo e promovendo práticas que minimizem as agressões sobre o ambiente e garantido o cumprimento da legislação respeitante em vigor.