Início Arquivo

Design português a concurso

AExport Home 2005, Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação, será um excelente meio para conhecer as últimas tendências de mobiliário, iluminação e artigos de Casa. Esgotando a área de exposição, a próxima edição estima receber 45 mil visitas.

O V Evento de Design e o II Fórum Internacional de Design, iniciativas reconhecidas pelo destaque que dão ao sector, realizam-se paralelamente à Export Home, agendada de 2 a 6 de Março de 2005.

Integrado na quinta edição do Evento de Design, está a ser preparado o concurso de design, cujas inscrições já estão abertas. Até ao próximo dia 25 de Janeiro de 2005, as empresas portuguesas o sector de mobiliário, iluminação e artigos de casa são convidadas a apresentarem propostas inovadoras.

«A peça a expor deverá estar integrada numa linha comercializável por uma empresa que tenha um ou mais designers como colaboradores, prova evidente da sua aposta no design», refere Filomena Trigo Reto, secretária-geral da ACICP, entidade organizadora, em conjunto com a Exponor e a ESAD, Escola Superior de Arte e Design. 

Outra iniciativa que se revelou pertinente para o sector foi o Fórum Internacional de Design. A EXPONOR, A ACICP e a ESAD renovam a aposta: «Confirmamos a vertente internacional do Fórum e, na segunda edição, daremos particular ênfase à participação portuguesa», diz Vítor Carvalho, adiantando que já está confirmada a participação de Paulo Maldonado, docente de design da Universidade Lusíada, Lisboa, e de Yrjo Wiherheimo, da Universidade de Artes de Helsínquia.