Início Notícias Moda

Design português invade Paris

Cerca de 30 marcas portuguesas estarão em destaque na Semana de Moda Masculina de Paris. Nomes reputados e emergentes no universo do vestuário, calçado, joalharia e lifestyle fazem parte do Showcase ModaPortugal, que de 18 a 20 de junho vai promover, no Marais, criações “made in Portugal”.

Showcase ModaPortugal é o nome da iniciativa, que «pretende promover de forma inovadora, em linha com as melhores práticas internacionais, não só o “made in Portugal”, mas também as marcas e o design com assinatura nacional», explica Luís Hall Figueiredo, administrador do CENIT, que promove a iniciativa, juntamente com a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, tendo ainda a colaboração da APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, da ModaLisboa e do Portugal Fashion.

Na segunda presença na capital francesa – a primeira foi em 2017, também no Marais – estarão presentes marcas de vestuário como a Impetus, Baccus, Frenken, Inimigo e Maria by Fifty, assim como os serviços de tailoring da Crialme e da Unilopes. Do lado dos acessórios e lifestyle marcam presença marcas como a Vandoma e a Westmister, enquanto no calçado estarão a Ambitious, As Portuguesas, a Undandy e a Wolf and Son e a joalharia estará representada por várias marcas.

O Showcase ModaPortugal acolherá ainda a apresentação de moda de autor, com a revelação das propostas para a primavera-verão 2020 de Constança Entrudo, David Catalán, Hugo Costa, Inês Torcato, Kolovrat e Luís Carvalho.

«Apesar de centrada no vestuário e na moda, esta ação coletiva tem a mais-valia de incluir outros elementos de apresentação numa perspetiva de promoção complementar e sinérgica com outros sectores fundamentais para a economia portuguesa», destaca Luís Hall Figueiredo.

Afirmar Portugal

O Showcase ModaPortugal, que conta com a curadoria de Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa, pretende aproveitar a presença em Paris, durante a Semana de Moda Masculina, dos grandes compradores, críticos e jornalistas de moda para afirmar a moda nacional nos mercados externos.

«O evento funcionará, indiscutivelmente, como uma ação de charme, onde se pretende apresentar o sector da moda de forma não tradicional, mas mais sofisticada e numa lógica de diplomacia económica. Será uma sala de visita das marcas portuguesas, estando devidamente preparado para a comunicação social, digital influencers, opinion makers e responsáveis do retalho internacional», afirma o administrador do CENIT.

Em 2018, o sector do vestuário representou, em Portugal, 3,1 mil milhões de euros de exportações, dando emprego a cerca de 90 mil pessoas. Em conjunto, o vestuário, o calçado e a ourivesaria/joalharia são responsáveis por 5,1 mil milhões de euros de exportações e por mais de 140 mil postos de trabalho.