Início Notícias Moda

Designers lusas desfilam em Hong Kong

A criatividade de Katty Xiomara, Susana Bettencourt e Alexandra Oliveira garantiu-lhes uma montra no Oriente com o objetivo de promover as respetivas marcas de moda de autor na região chinesa. O desfile está previsto para dia 11 de novembro e é organizado pelo distribuidor local das tês designers portuguesas.

Susana Bettencourt - Super Humano [©Susana Bettencourt]

Katty Xiomara, Susana Bettencourt e Alexandra Oliveira, com a sua marca Pé de Chumbo, vão apresentar as coleções em Hong Kong numa iniciativa da Moda Nova Global, sediada na região administrativa especial chinesa. O desfile agendado para a próxima quarta-feira, envolve vários profissionais da indústria de moda e, de acordo com as declarações do responsável da empresa à Lusa, Manuel Oliveira, pretende provar que «há um nicho na Ásia para as marcas portuguesas».

Dar maior visibilidade às marcas Katty Xiomara, Susana Bettencourt e Pé de Chumbo no mercado asiático é o ponto de partida, visto que o desfile contará com a presença de «potenciais compradores, lojas online e boutiques». «Abrir o mercado para as marcas portuguesas» resume a meta das sinergias.

Katty Xiomara – Be Bold [©Katty Xiomara]
«A estratégia agora está basicamente centrada em Hong Kong e em Itália porque Itália também absorve outros mercados, vamos ver como corre», afirma Katty Xiomara sobre a atual estratégia da sua marca epónima.

O evento terá formato de desfile e decorrerá num restaurante no centro da cidade chinesa, onde estarão os compradores que podem ser sinónimo de oportunidades de negócio.

Na passerelle improvisada serão mostradas peças da coleção “Be Bold” de Katty Xiomara, que desfilou na edição do Portugal Fashion dedicada à primavera-verão 2019.

Susana Bettencourt, a designer que se assume como uma «artesã e uma malheira de coração», vai apresentar criações da coleção “Super Humano – Hora de mudar”, alusiva à estação quente 2020, que é uma« homenagem a todos os seres humanos que vivem nesta época, onde o relógio está a correr mais rápido e as horas do dia não são suficientes». «Gosto de pensar que tenho uma linha condutora que acaba por ser a minha vida e aquilo que transponho para as coleções, é aquilo que sinto que as outras pessoas estão a ser alvo. Acho que está na hora de mudar, já está tarde na verdade, para todos começarmos a aceitar melhor os outros sem julgar, simplesmente com ouvidos. Ouvirmo-nos uns aos outros», explicou ao Portugal Têxtil sobre a “Super Humano – Hora de mudar”.

Pé de Chumbo – Planet Earth [©Pé de Chumbo]
A Pé de Chumbo, marca criada pela designer Alexandra Oliveira, que se destaca pela técnica secreta e pelas texturas, vai por sua vez  exibir peças da coleção “Planet Earth” também da última primavera-verão, que é um alerta para as mudanças climáticas.

A iniciativa deverá também concretizar-se em Macau e na China continental à semelhança do desfile agendado para Hong Kong, mas estes dois primeiros mercados ainda não têm uma data marcada.