Início Destaques

Digidelta anuncia novidades

A empresa portuguesa está a preparar a chegada de novos equipamentos Mimaki ao seu portefólio, incluindo uma nova impressora a jato de tinta que reproduz a textura de couro natural e artificial e a expansão da gama de impressoras UV-LED de mesa plana, assim como uma nova gama de consumíveis decal anti-humidade.

Mimaki JFX600-2513 [©Digidelta]

A Mimaki SUJV-160 deverá ficar disponível a partir de junho e é apontada pela Mimaki Europe como «ideal para a decoração de acessórios de moda em couro, mobiliário e até interiores de veículos», permitindo uma reprodução fiel da textura de couro natural e artificial. A impressora de jato de tinta UV solvente para impressão de grande formato permite uma largura de impressão até 1.610 mm e, graças à tinta solvente de filme fino desenvolvida pela Fujifilm, «oferece uma excelente flexibilidade, elasticidade e resistência superior aos riscos em couro natural e artificial. O resultado é a conservação da textura e sensação de toque no material depois da impressão, conjugados com a rentabilização da produtividade devido à mudança instantânea para o pós-processamento sem tempo de secagem», explica a Mimaki Europe em comunicado.

«A Mimaki SUVJ-160 pega num processo outrora desafiante, a impressão em couro, e torna-o simples e eficiente ao assegurar, ao mesmo tempo, que o trabalho final conserva o aspeto e toque do material original. Esta impressora é o resultado de ouvirmos os clientes e respondermos às suas necessidades, engenharia de classe mundial e originalidade excecional», considera Bert Benckhuysen, senior product manager na Mimaki Europe. «Com o interesse crescente em artigos de luxo, as peças exclusivas para moda, decoração de interiores e outros mercados Premium – facilmente personalizáveis, duráveis e apelativas – terão uma procura ainda maior. Para as empresas que procuram esta oportunidade lucrativa, a Mimaki SUJV-160 vai ao encontro destes e de outros critérios», acrescenta.

Ao encontro da indústria 4.0

Já no final do verão deverão chegar ao mercado duas novas impressoras de mesa plana UV-LED de grande formato – a JFX600-2513 e a JFX550-2513 – pensadas para altas velocidades e elevada produtividade, indica a Mimaki Europe. «Com o objetivo de revolucionar o mercado UV de mesa plana, estes novos modelos apresentam um número substancialmente maior de cabeças de impressão, permitindo à JFX550-2513 alcançar velocidades superiores a 300% do que a sua antecessora e que seja 150% mais rápida do que a JFX550-2513», aponta em comunicado.

decal [©Digidelta]
Estas impressoras podem ser usadas para imprimir em diferentes substratos – incluindo resina, madeira, vidro e metal – sendo por isso adequadas para diferentes aplicações, desde a decoração em grande escala a placas de sinalética. « Com mais velocidades, cores e opções de aplicação, existe um mundo inteiro de oportunidades com as novas JFX600-2513 e JFX550-2513», salienta Bert Benckhuysen.

Estes novos equipamentos estão ainda dotados da tecnologia MDL command da Mimaki, que, explica a empresa, que permite aos operadores fazer o controlo a partir de dispositivos externos e verificar os níveis de tinta, detetar erros e controlar a posição da mesa e altura dos materiais, as impressões, os processos de preparação e acabamentos, alimentação dos materiais e recolha do resultado. «Isto significa que ambas as máquinas JFX estão em conformidade com os requisitos da indústria 4.0, possibilitando a sua integração num fluxo de trabalho automatizado», realça a Mimaki Europe.

As novidades na oferta da Digidelta não se ficam pelos equipamentos da Mimaki, já que a empresa portuguesa anunciou o lançamento da nova gama vinyl anti-humidity collection na sua marca de consumíveis adesivos decal. Os produtos eliminam a ondulação e o enrolamento do vinil em trabalhos de sinalética. «O objetivo da marca de consumíveis adesivos da Digidelta foi dar resposta a estes problemas com que os profissionais se deparam no seu dia-a-dia. Não apenas na fase de impressão, mas também nos acabamentos e na aplicação, rentabilizando e agilizando todo o processo», afirma a Digidelta.

Redução das limpezas, do desgaste das cabeças de impressão e do desperdício de consumíveis são algumas das vantagens. «A decal também quer assegurar aplicações ágeis e com menor esforço. Posicionar o vinil torna-se mais fácil, os vincos e rasgos do liner diminuem significativamente e as alterações dos níveis de humidade relativa de cada local deixam de ser uma preocupação constante», sustenta a empresa portuguesa.

A gama anti-humidade da decal inclui vinis monoméricos e poliméricos, sem esquecer a vertente ecológica com produtos sem PVC.