«O mercado nacional representa para nós 10% das vendas e, neste momento, a aposta passa muito pela fidelização, pelo encontro de parcerias e por uma maior aproximação entre a marca e as lojas», enumera assim as atuais prioridades, em declarações ao Portugal Têxtil, Carla Afonso, diretora de marketing da Dkode.
Responsável por cerca de 50% da produção do grupo Sozé, a grande aposta da Dkode em termos de vendas é o canal multimarca e uma das suas principais preocupações, aponta Carla Afonso, é apoiar esses pontos de venda, ajudando-os a responder a situações de crise. «O comércio nacional, sobretudo, vive um momento difícil e nós tentamos estar próximos, perceber os stocks e as vendas, perceber o que se vende melhor e o que se vende pior», explica a diretora de marketing.
A par do canal multimarca, a Dkode tem reforçado a sua presença online através do portal de comércio eletrónico próprio, onde podem ser encontradas as coleções de homem e senhora e, também, as alianças que a marca tem vindo a trocar com nomes como Patrick de Pádua e João Branco e Luís Sanchez, da Storytailors. «É um negócio que tem vindo a crescer substancialmente, sobretudo neste último ano. Vendemos para todo o mundo», revela Carla Afonso, sublinhando que as encomendas na loja online refletem aquilo que é a venda da Dkode além-fronteiras.
Online e offline, os mercados principais são a França, a Alemanha, os EUA e o Canadá, mas, esclarece a diretora de marketing, «na loja online há países onde não somos tão fortes, como a Europa de Leste e até mesmo a Nova Zelândia».
Presente em feiras como a GDS em Düsseldorf, a Panorama em Berlim, a Micam em Milão e a Magic em Las Vegas, em linhas gerais, a estratégia de marketing atual da Dkode passa «pela conjugação do online com o offline», seguindo as tendências globais de omnicanal.
A ajudar ao marketing da Dkode está, também, a passerelle do Portugal Fashion. Na 39ª edição do evento de moda nacional, a marca de calçado desfilou, na apresentação coletiva da indústria do calçado, a coleção primavera-verão 2017, que teve como ponto de partida a sua herança. «A coleção primavera-verão da Dkode revive uma realidade descontraída e reconfortante, mas também constrói propostas contemporâneas. Tendemos sempre a usar um toque rústico e acabamentos handmade, portanto, é sempre um clássico reinventado», afirma Carla Afonso.