Início Notícias Calçado

Dkode calcorreia o globo

A marca de calçado foi apresentada em 2000, resultado de uma mudança de estratégia do grupo Sozé que, desde 1976, tinha concentrado todos os seus esforços no private label. Com passos seguros no mercado internacional, que responde com 90% das vendas, a Dkode deixa também interessantes pegadas dentro de portas.

«O mercado nacional representa para nós 10% das vendas e, neste momento, a aposta passa muito pela fidelização, pelo encontro de parcerias e por uma maior aproximação entre a marca e as lojas», enumera assim as atuais prioridades, em declarações ao Portugal Têxtil, Carla Afonso, diretora de marketing da Dkode.

Responsável por cerca de 50% da produção do grupo Sozé, a grande aposta da Dkode em termos de vendas é o canal multimarca e uma das suas principais preocupações, aponta Carla Afonso, é apoiar esses pontos de venda, ajudando-os a responder a situações de crise. «O comércio nacional, sobretudo, vive um momento difícil e nós tentamos estar próximos, perceber os stocks e as vendas, perceber o que se vende melhor e o que se vende pior», explica a diretora de marketing.

A par do canal multimarca, a Dkode tem reforçado a sua presença online através do portal de comércio eletrónico próprio, onde podem ser encontradas as coleções de homem e senhora e, também, as alianças que a marca tem vindo a trocar com nomes como Patrick de Pádua e João Branco e Luís Sanchez, da Storytailors. «É um negócio que tem vindo a crescer substancialmente, sobretudo neste último ano. Vendemos para todo o mundo», revela Carla Afonso, sublinhando que as encomendas na loja online refletem aquilo que é a venda da Dkode além-fronteiras.

Online e offline, os mercados principais são a França, a Alemanha, os EUA e o Canadá, mas, esclarece a diretora de marketing, «na loja online há países onde não somos tão fortes, como a Europa de Leste e até mesmo a Nova Zelândia».

Presente em feiras como a GDS em Düsseldorf, a Panorama em Berlim, a Micam em Milão e a Magic em Las Vegas, em linhas gerais, a estratégia de marketing atual da Dkode passa «pela conjugação do online com o offline», seguindo as tendências globais de omnicanal.

A ajudar ao marketing da Dkode está, também, a passerelle do Portugal Fashion. Na 39ª edição do evento de moda nacional, a marca de calçado desfilou, na apresentação coletiva da indústria do calçado, a coleção primavera-verão 2017, que teve como ponto de partida a sua herança. «A coleção primavera-verão da Dkode revive uma realidade descontraída e reconfortante, mas também constrói propostas contemporâneas. Tendemos sempre a usar um toque rústico e acabamentos handmade, portanto, é sempre um clássico reinventado», afirma Carla Afonso.