Início Notícias Marcas

Do berçário para moda

Com idades entre os dois e os cinco anos, há crianças que estão a moldar o futuro da moda. Graças a uma maior noção de estilo pessoal e de acesso à tecnologia e às redes sociais, estes influenciadores Alfa estão a ser catapultados para o estrelato e para a primeira fila dos desfiles.

A próxima geração de influenciadores está aí. Apesar de muitos estarem apenas a sair do berçário ou a entrar agora na escola primária, estão atentos à moda. É um novo mundo, onde é possível discutir padrões e denim vintage com uma criança de quatro anos.

Para quem se questiona se é possível que crianças do infantário sejam trendsetters, a resposta, garante o gabinete de tendências WGSN, é sim. É demasiado cedo para declarar a Geração Alfa a mais bem vestida até à data, mas a verdade é que parecem estar bem posicionados para isso. Os pais estão a gastar quantias recordes em vestuário infantil de designer: em 2015, o mercado dos EUA terá atingido 156,8 mil milhões de dólares (140,4 milhões de euros) e o mercado de roupa de criança no Reino Unido deverá chegar aos 8,5 mil milhões de dólares até 2017.

Goste-se ou não, os influenciadores da moda estão a emergir nesta geração. É o caso de Farouk James, de quatro anos. Conhecido pelo seu cabelo “afro” e estilo streetwear, James senta-se na primeira fila nos desfiles da Semana de Moda de Londres. Atualmente tem quase 96 mil seguidores no Instagram e já desfilou para a Rich Boys e foi modelo da Urban Bush Babes.

London Scout está igualmente a criar um mini-império com o seu blogue Scout the City (gerido por ela e pela mãe). Com 122 mil seguidores no Instagram, a menina de quatro anos é conhecida por ter apresentado marcas emergentes e contemporâneas de vestuário de criança, como a Sons & Daughters. Usa muitos estampados, adora cores fortes e prefere formas e silhuetas femininas, sendo uma presença habitual em diversas campanhas.

Também Zooey Myoshi é muitas vezes parada em Los Angeles e em Londres para fotografias de estilo de rua. Os óculos de sol, usados com t-shirts estampadas, são uma das suas imagens de marca. Representada pela Bensimon Models, já apareceu em diversos editoriais de moda e revistas, tendo já uma audiência de mais de 20 mil seguidores no Instagram.

Os Influenciadores Alfa mais velhos apontados pelo WGSN acabam de fazer cinco anos. Os gémeos Michael e Daniel, conhecidos como 2YungKings, misturam o estilo da rua com vestuário mais formal e calçado mais adulto. Têm 151 mil seguidores no Instagram – um número que cresce diariamente – e já desfilaram na passerelle.

Sendo a primeira geração nascida completamente no século XXI, os Alfas são mais conscientes do seu aspeto do que as gerações anteriores. Esta autoconsciência e exposição constante à tecnologia está a resultar numa estética apurada.

Segundo Ambika Zutshi, CEO da Fashionbi, «as crianças hoje estão mais expostas do que nunca» às celebridades e influenciadores de moda e isto está a gerar procura para os Alfas terem uma palavra a dizer naquilo que querem usar.

Os Alfas referidos pelo WGSN refletem várias influências de estilo. Olive Elise Abercrombie, de quatro anos, é embaixadora da marca School Night Kids e é conhecida pelo seu guarda-roupa vintage, que combina com acessórios e calçado rigorosamente selecionados. As experiências de cor que faz no cabelo atraem igualmente fãs para a sua conta do Instagram, que vai já em 178 mil seguidores.

Birdie McCoy, de quatro anos, opta por um visual mais ligado ao vestuário de trabalho, combinando calçado trendy com vestuário moderno e minimalista, enquanto as irmãs Olivia e Adele são conhecidas pelo estilo folk romântico, com fotografias com um look nostálgico.

Já Tyler Huan, de apenas dois anos, prefere a estética punk minimalista, que combina com penteados mohawk. Apesar da tenra idade, tem mais de 33 mil seguidores no Instagram e representa a marca Awesome Shops.

Diversas marcas, incluindo a Balmain e a Karl Lagerfeld, reconhecem os Alfas como influenciadores e a próxima geração de consumidores e, por isso, estão a criar campanhas direcionadas para conquistar estes consumidores para a vida.