2021 veste-se de esperança

Nº 257 | Janeiro 2021
Depois de um ano de 2020 complicado, as empresas têxteis portuguesas depositam renovadas esperanças em 2021, procurando prosperar como tem feito a Sampedro ao longo dos últimos 100 anos.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



2020 ficou para trás, mas as suas repercussões vão sentir-se, com maior ou menor intensidade, neste ano que agora começa, como revelamos no tema de capa desta primeira edição de 2021 do Jornal Têxtil.

A pandemia trouxe más notícias para os negócios ligados à indústria têxtil e vestuário, com os dados dos mais recentes inquéritos realizados pelo CENIT e pela ATP a apontarem para uma retoma acidentada e nada linear, como antecipam, de resto, César Araújo e Mário Jorge Machado, que lideram, respetivamente, as associações sectoriais ANIVEC e ATP.

O feedback de empresas como a Endutex, a Paulo de Oliveira, a Inovafil, a Tintex, a JFA e a Twintex vai igualmente nesse sentido, revelando resultados diferentes dos esperados no início de 2020 e apontando a incerteza como um entrave à recuperação que, no geral, esperam este ano.

O ano de 2021 será, contudo, de celebração para a Sampedro, que festeja 100 anos e teve o melhor ano de sempre, em termos de volume de negócios, nos últimos 12 meses, como contou em entrevista Simão Gomes, presidente do conselho de administração da empresa de têxteis-lar, que apesar de centenária está imbuída de um espírito jovem graças aos vários projetos de renovação que assumiu nos últimos anos.

Apresentamos ainda as principais projeções do estudo The State of Fashion, da McKinsey e do Business of Fashion, para 2021 e, já a pensar no futuro a mais médio prazo, revelamos o que pode encontrar em 2023, de acordo com o gabinete de tendências WGSN.

Noutras notícias, saiba o que pode esperar de certames como a Première Vision, a Heimtextil, a Techtextil e a Texprocess, mas também o que se passou no webinar do Cluster Têxtil - Tecnologia e Moda e na conferência Fábrica 2030, que decorreu nas instalações da Polopiqué, e no Fórum da Indústria Têxtil, promovido pela ATP.

Conheça igualmente os desenvolvimentos em equipamentos de proteção individual feitos pela Fibrenamics em parceria com diferentes empresas nacionais e os pormenores do casaco da Confecções Manuela & Pereira com acabamento anti-Covid 19 da Adalberto.

Fique também a par da iniciativa na área da ecologia que junta, entre outros, a A. Sampaio, a Lemar e a Epson, da inovação da Impetus para combater as noites mal dormidas e do projeto internacional com apoio da UE que envolve a Inovafil.

Espreite ainda a cor, ou melhor, as cores do ano apontadas pela Pantone e a coleção que marca a entrada da Vista Alegre no universo do têxtil, assim como as páginas de conjuntura, com os números mais recentes da economia nacional e das exportações da ITV, e o suplemento Guia das Empresas, com a oferta da F3M, da Infos e da myPartner.

Informação privilegiada concentrada na edição de janeiro do seu Jornal Têxtil, que há mais de 23 anos acompanha tudo o que se passa na indústria têxtil e vestuário, em Portugal e no mundo. Se ainda não é assinante, comece 2021 com o pé direito e faça já a sua subscrição.