As fábricas estão na moda

Nº 244 | Novembro 2019
A campanha Zona Industrial ModaPortugal do CENIT pretende mostrar à Europa uma indústria moderna, tecnologicamente avançada e sustentável na produção têxtil. Paulo de Oliveira, Twintex, Polopique, Calvelex e Riopele são as embaixadoras desta campanha de promoção do “made in Portugal”.
Download da capa do Jornal Têxtil exclusiva a assinantes
Para fazer download, inicie sessão ou assine já através do registo.



A campanha arrancou num evento durante a Paris Fashion Week de moda feminina e pretende promover a capacidade e vantagens da produção têxtil nacional. Riopele, Polopique, Paulo de Oliveira, Twintex e Calvelex demonstraram o know-how comum à indústria têxtil e vestuário portuguesa, com os pormenores a poderem ser conhecidos no Jornal Têxtil de novembro.

Ainda neste âmbito, José Alexandre Oliveira, presidente da Riopele, destacou, em entrevista, o lado sustentável e inovador da empresa, que deverá continuar na senda do crescimento em 2019. Já a Polopique mostrou que a verticalidade é um trunfo e revelou novos investimentos na fiação de linho e na produção de algodão orgânico, a Paulo de Oliveira sublinhou o seu lado V, da sustentabilidade que pinta de verde, a Twintex anunciou a aposta em novos automatismos e a Calvelex destacou o serviço e o know-how da produção em Portugal.

O know-how nacional está também a dar frutos em várias áreas do sector, desde as linhas da Crafil, que tem um processo mais amigo do ambiente e está a chegar ao continente asiático, aos fios da JF Almeida, passando pelas malhas da RDD, que viu um desenvolvimento da casa conquistar um prémio na mais recente Munich Fabric Start, e pelos inovadores distinguidos pela Agência Nacional de Inovação.

Conheça ainda a marca portuguesa Normal Or Not, as metas da Trimalhas e da Texser, os investimentos ecológicos da A. Sampaio e a aposta nos mercados externos da Temasa.

E como as feiras continuam a ser motores da expansão internacional das empresas, fique por dentro dos principais destaques da Texworld e da Apparel Sourcing Paris, saiba o que poderá encontrar na próxima edição da feira de decoração Ambiente e faça um périplo por Marrocos, com paragem na análise do mercado, nos planos da associação sectorial AMITH e nas impressões das empresas portuguesas Adifafe, João António Lima Malhas, João & Feliciano e Teamstone, que estiveram a expor na mais recente edição da Maroc in Mode.

Espreite ainda as 12 startups que poderão revolucionar o mundo da moda, entre as quais se encontra a portuguesa Smartex, e as vantagens, apresentadas num evento da Lectra Portugal, que a solução Kubix Link pode trazer às empresas do mundo da moda.

Esta edição fica completa com as páginas de conjuntura, com os altos e baixos da economia e do comércio internacional, com as novidades do universo das fibras, com os novos fatos para viagens espaciais comerciais, que deverão começar em breve, e ainda para uma análise ao mercado de roupa de cama de algodão, onde Portugal se destaca.

Leia tudo no número de novembro do seu Jornal Têxtil. Se não é assinante, ainda vai a tempo de fazer a sua subscrição de forma simples, rápida e segura através do nosso site e garantir o seu exemplar todos os meses.